Brasil
Deputada denuncia racismo algorítmico em arte gerada por inteligência artificial
A presidenta da CPI do Reconhecimento Fotográfico nas Delegacias, a deputada estadual Renata Souza (PSOL-RJ), denuncia o racismo algorítmico nas plataformas de inteligência artificial. Ela relatou que, ao criar uma arte baseada em sua descrição pessoal, recebeu uma ilustração racista.
A ilustração mostrava uma mulher negra com uma arma na mão em uma favela. Renata Souza afirmou que isso prova que as inteligências artificiais são preconceituosas e associam as pessoas negras à violência.
Ela disse que nunca mencionou armas ou violência em sua descrição, apenas que era uma mulher negra em uma favela. Ela criticou a lógica de criminalização das pessoas negras que vivem em favelas e periferias, que também está presente nos algoritmos.
Ela disse que, como presidenta da CPI, já constatou que as inteligências artificiais e faciais usam algoritmos racistas, que identificam o negro, o pobre e o jovem como possíveis criminosos.
-
Noticias2 semanas atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias2 semanas atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Iguatu2 semanas atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará7 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
CeLelebridades6 dias atrásCOLUNA: CeLELEbridades
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat

