Brasil
Senado aprova protocolo de prevenção de violência contra mulheres em locais públicos
O Senado aprovou um projeto de lei que cria um protocolo de prevenção de violência contra mulheres em locais públicos, especialmente de entretenimento. O projeto também prevê medidas de atendimento a vítimas e um selo de qualidade para os estabelecimentos que adotarem as boas práticas. O projeto foi inspirado em uma iniciativa da Espanha, chamada No Callem (Não se calem), que ganhou repercussão após o caso do jogador de futebol brasileiro Daniel Alves, acusado de estuprar uma jovem em uma boate em Barcelona.
O projeto, que teve como relatora a senadora Augusta Brito (PT-CE), foi aprovado na forma de substitutivo, que incorporou as medidas previstas em seis outros projetos que tramitaram conjuntamente. O texto agora volta para a análise da Câmara dos Deputados.
O protocolo estabelece uma série de ações para evitar que situações de violência se agravem, protegendo a integridade da vítima. Entre elas, estão o atendimento rápido à vítima, o afastamento do agressor, o acompanhamento da vítima por uma pessoa de sua escolha e o transporte seguro na saída do estabelecimento.
O projeto também determina que os organizadores de eventos e de locais de lazer mantenham uma pessoa de sua equipe informada sobre o protocolo, divulguem canais de acionamento das medidas protetivas e preservem o local do incidente para adoção das medidas policiais. Além disso, os profissionais deverão estar atentos a sinais de vulnerabilidade à violência sexual em razão do consumo de álcool ou de outras substâncias e, nesses casos, tomar as providências cabíveis.
-
Noticias1 semana atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Iguatu1 semana atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará5 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat
-
Noticias1 semana atrásFortaleza divulga programação completa do Réveillon 2026 com celebrações em três polos da cidade

