Mundo
Relatório da Oxfam aponta que grupo de 1% mais rico emite igual quantidade de CO2 que de 66% dos pobres
O relatório Igualdade Climática: Um Planeta para os 99%, da ONG Oxfam, revela a enorme disparidade nas emissões de CO2 entre os mais ricos e os mais pobres do mundo. Segundo o documento, o 1% mais rico da população mundial (77 milhões de pessoas) foi responsável por 16% das emissões globais de CO2 em 2019.
Esse percentual é igual ao emitido pelos 66% mais pobres do planeta (5 bilhões de pessoas), que sofrem mais com os impactos do aquecimento global. A Oxfam alerta que os mais ricos investem em indústrias e hábitos de consumo que poluem mais e aceleram as mudanças climáticas.
O relatório também mostra que as emissões de CO2 dos 10% mais ricos do mundo (770 milhões de pessoas) representaram 46% do total em 2019. Já as emissões dos 50% mais pobres (3,8 bilhões de pessoas) foram de apenas 7%.
A Oxfam defende que os mais ricos devem reduzir drasticamente suas emissões de CO2 e contribuir financeiramente para apoiar os mais pobres na transição para uma economia de baixo carbono. A ONG também cobra dos governos medidas para garantir a justiça climática e a redução das desigualdades.
-
Noticias2 semanas atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Iguatu2 semanas atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias2 semanas atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará7 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
CeLelebridades6 dias atrásCOLUNA: CeLELEbridades
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat

