Mundo
OMS pede esclarecimentos à China sobre surto de doenças respiratórias em crianças
A China enfrenta um aumento de casos de doenças respiratórias e de pneumonia em crianças, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A entidade pediu mais informações às autoridades chinesas sobre a situação e os possíveis patógenos envolvidos.
A OMS disse que a China atribuiu o aumento à circulação de vírus e bactérias conhecidos, como influenza, pneumonia por Mycoplasma pneumoniae, vírus sincicial respiratório e Sars-CoV-2, após a suspensão das restrições da Covid-19. A China adotou uma política de “Covid zero” até dezembro, que limitou a propagação de outros germes e criou uma “lacuna de imunidade”.
A OMS também relatou a ocorrência de agrupamentos de casos de pneumonia pediátrica não diagnosticada no norte do país, mas sem esclarecer se há relação com as infecções respiratórias. A mídia local indicou um “surto generalizado” de uma doença respiratória não identificada em várias áreas da China, principalmente em crianças, sugerindo uma exposição nas escolas.
A OMS solicitou à China dados epidemiológicos e clínicos, resultados laboratoriais, tendências na circulação de patógenos e impacto nos sistemas de saúde. A agência aconselhou as pessoas na China a tomarem medidas de precaução, como vacinação, isolamento, uso de máscaras, higiene das mãos e outras.
-
Iguatu1 semana atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias1 semana atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará5 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat
-
Noticias1 semana atrásFortaleza divulga programação completa do Réveillon 2026 com celebrações em três polos da cidade

