Brasil
Nova lei garante acompanhante para mulheres em atendimentos de saúde
A lei 14.737/2023, que amplia o direito das mulheres a terem um acompanhante durante os atendimentos de saúde, foi publicada nesta terça-feira. Agora, as mulheres podem escolher uma pessoa maior de idade para ficar com elas nas consultas médicas, exames e procedimentos realizados em unidades públicas e privadas de saúde, sem precisar avisar com antecedência.
Se a mulher não indicar um acompanhante em casos de procedimento com sedação, a unidade de saúde deverá providenciar alguém para acompanhar o atendimento. A mulher também poderá renunciar ao direito de acompanhamento, desde que assine um termo com pelo menos 24 horas de antecedência.
As unidades de saúde deverão informar as mulheres sobre esse direito nas consultas que antecedam procedimentos com sedação e por meio de avisos nas dependências dos estabelecimentos. Nos casos de centros cirúrgicos e unidades de terapia intensiva, onde houver restrição por motivos de segurança, o acompanhante deverá ser um profissional de saúde.
O direito de acompanhamento da mulher só poderá ser suspenso nos casos de urgência e emergência, quando a saúde e a vida da paciente estiverem em risco e ela chegar desacompanhada à unidade de atendimento. Antes, esse direito era garantido apenas nos casos de parto ou para pessoas com deficiência, e somente no serviço público de saúde.
-
Iguatu1 semana atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Noticias1 semana atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará5 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat
-
Noticias1 semana atrásFortaleza divulga programação completa do Réveillon 2026 com celebrações em três polos da cidade

