Brasil
A partir de 2016, serão obrigatórios ABS ou CBS em freios de motos novas

As motos poderão vir de fábrica com sistemas ABS ou CBS, dependendo se possuirem até 300 cc ou mais de 300 cc ARQUIVO
Em uma resolução publicada nesta terça-feira (9), O Conselho Nacional de Trânsito determinou que todas as motos deverão sair de fábrica com sistemas auxiliares de frenagem até o ano de 2019. A medida prevê que já a partir de 2016 os equipamentos serão obrigatórios em 10% das motocicletas novas, em 2017 serão obrigatórios em 30%, em 2018 em 60%, e no ano de 2019 serão exigidos em 100%. No entanto, ela só passará a valer obrigatoriamente a partir de 2016.
São dois os principais sistemas de auxílio na frenagem a serem exigidos: freios ABS e CBS. As motos novas que possuem menos de 300 cc, poderão ser equipadas com o ABS, sistema de frenagem comum em carros e que evita o travamento das rodas do veículo, ou com o CBS, que divide proporcionalmente a força da frenagem entre as duas rodas da motocicleta, proporcionando uma desaceleração rápida e segura.
Para as motos com mais de 300 cc não há escolha: elas terão que ser equipadas obrigatoriamente com o ABS.
Apesar disso, as exigências não valem para veículos de uso exclusivo fora de estrada, veículos militares, artesanais e cicloelétricos com potência até 4 kW e que não ultrapassem a velocidade de 50 km/h.
O que são freios ABS e CBS?
O sistema ABS, sigla para “Anti-lock Braking System”, que já é obrigatório para carros desde janeiro deste ano, impede o travamento de rodas em uma frenagem brusca. Assim, nas motocicletas permite que mesmo com uma freada forte a roda traseira não levante.
Diferente do ABS, o “Combined Braking System” (CBS) permite que a motocicleta reparta a força entre as duas rodas do veículo.
Fonte: Diário do Nordeste
-
Noticias2 semanas atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias2 semanas atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Iguatu2 semanas atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Ceará1 semana atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
CeLelebridades1 semana atrásCOLUNA: CeLELEbridades
-
Noticias2 semanas atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Noticias1 semana atrásMinistro anuncia renovação automática e gratuita da CNH para motoristas sem infrações
-
Iguatu6 dias atrásIguatu regulariza R$ 1,63 milhão em consignados não repassados à Caixa e greve é suspensa após acordo mediado pelo TJCE

