Economia
Taxa média de juros do cartão de crédito rotativo aumentou 7,1 pontos percentuais
A taxa média de juros do cartão de crédito rotativo para as famílias aumentou 7,1 pontos percentuais, passando de 422,4% ao ano em maio para 429,5% ao ano em junho. No entanto, em um período de 12 meses, os juros dessa modalidade caíram 6,3 pontos percentuais. Esses dados foram divulgados pelo Banco Central (BC) nas Estatísticas Monetárias e de Crédito nesta sexta-feira (26).
O crédito rotativo, que dura 30 dias, é utilizado pelo consumidor quando paga menos que o valor total da fatura do cartão, resultando em um empréstimo sobre o qual incidem juros.
Essa modalidade possui as taxas mais altas do mercado. Em janeiro deste ano, entrou em vigor uma lei que limita os juros do rotativo a 100% do valor da dívida, mas essa medida não afeta a taxa de juros acordada no momento da concessão do crédito. Como a lei se aplica apenas a novos financiamentos, não houve impacto nas estatísticas de junho.
Após os 30 dias, as instituições financeiras parcelam a dívida do cartão de crédito. No caso do cartão parcelado, os juros caíram 5,4 pontos percentuais no mês e 15,6 pontos percentuais em 12 meses, chegando a 180,5% ao ano.
Além dessa queda, o crédito livre às famílias em junho foi influenciado pela redução de 6 pontos percentuais nas operações de crédito pessoal não consignado, para 87,8% ao ano, e pelo aumento de 3,1 pontos percentuais no cheque especial, para 135% ao ano.
Com isso, a taxa média de juros no crédito com recursos livres para pessoas físicas ficou em 51,7% ao ano, uma queda de 0,7 ponto percentual no mês e de 7,4 pontos percentuais em 12 meses.
Para as operações com empresas, a taxa média alcançou 20,9% ao ano, com um aumento mensal de 0,3 ponto percentual e uma queda de 1,9 ponto percentual em 12 meses. Esse resultado foi influenciado pelas altas mensais nas taxas médias do cheque especial (14,1 pontos percentuais), capital de giro com prazo superior a 365 dias (1,7 ponto percentual) e cartão de crédito parcelado (13,2 pontos percentuais). Em contrapartida, houve uma queda de 18,6 pontos percentuais no cartão de crédito rotativo e de 0,6 ponto percentual no desconto de duplicatas e recebíveis.
-
Noticias2 semanas atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias2 semanas atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
CeLelebridades1 semana atrásCOLUNA: CeLELEbridades
-
Ceará1 semana atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Noticias2 semanas atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Iguatu7 dias atrásIguatu regulariza R$ 1,63 milhão em consignados não repassados à Caixa e greve é suspensa após acordo mediado pelo TJCE
-
Noticias7 dias atrásBebês prematuros participam de ensaio fotográfico de Natal em UTI no Pará e emocionam famílias: “trouxe paz ao coração”, diz mãe
-
Noticias1 semana atrásMinistro anuncia renovação automática e gratuita da CNH para motoristas sem infrações

