Curiosidades
Espada samurai de 400 anos é descoberta por arqueólogos em Berlim
Inicialmente, parecia um achado comum. Em 2022, durante as obras de revitalização do Molkenmarkt, no centro de Berlim, trabalhadores encontraram um bastão de metal corroído entre os escombros que preenchiam o porão de um prédio residencial próximo à praça. A Molkenmarkt, considerada o local de fundação de Berlim há quase 800 anos, já revelou diversos artefatos históricos em suas escavações.
Somente durante a restauração do objeto foi descoberto que se tratava de uma valiosa espada japonesa de 400 anos. Um achado notável, considerando que o Japão permaneceu completamente fechado a estrangeiros até 1854.
A espada curta, conhecida como wakizashi, data do século 17, conforme informado pelo Escritório de Monumentos Estaduais de Berlim. Foi apenas durante o processo de restauração no Museu de Pré-História e História Antiga que os especialistas perceberam que estavam lidando com um fragmento de uma wakizashi, tradicionalmente usada por samurais.
-
Iguatu1 semana atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Noticias1 semana atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará5 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat
-
Noticias1 semana atrásFortaleza divulga programação completa do Réveillon 2026 com celebrações em três polos da cidade

