Noticias
Homem recebe a primeira vacina contra o câncer de pulmão no Reino Unido
Um paciente com câncer de pulmão no Reino Unido é o primeiro a receber uma nova vacina contra o tumor. Desenvolvida pela empresa alemã de biotecnologia BioNTech, a vacina foi projetada para preparar o sistema imunológico a reconhecer e combater as células cancerígenas.
A imunoterapia utiliza RNA mensageiro (mRNA) para apresentar ao sistema imunológico do paciente marcadores tumorais comuns no câncer de pulmão de células não pequenas. Isso induz o paciente a criar imunidade contra as células tumorais que expressam esses marcadores. O diferencial dessa terapia é a redução do risco de toxicidade para células saudáveis, ao contrário da quimioterapia, que geralmente afeta tanto células saudáveis quanto tumorais, causando diversos efeitos colaterais.
A vacina, chamada BNT116, agora entrará em fase de ensaios clínicos para avaliar sua segurança e tolerabilidade. O estudo incluirá pacientes em diferentes estágios do câncer de pulmão de células não pequenas, desde antes da cirurgia ou radioterapia (estágios 2 e 3) até a doença em estágio avançado (estágio 4) ou câncer recorrente.
“Esperamos que isso ofereça uma oportunidade para melhorar ainda mais os resultados para nossos pacientes com NSCLC, seja em estágios iniciais ou avançados”, afirma Siow Ming Lee, líder do estudo no Reino Unido e professor de Oncologia Médica na University College London. Aproximadamente 130 participantes serão inscritos no estudo, que será conduzido em 34 locais de pesquisa em sete países, incluindo seis locais no Reino Unido.
-
Noticias2 semanas atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Iguatu2 semanas atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias2 semanas atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará7 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
CeLelebridades6 dias atrásCOLUNA: CeLELEbridades
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat

