Economia
Inflação pelo IGP-10 perde força na primeira prévia do ano, diz FGV

A inflação medida pelo Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) variou 0,42% em janeiro, depois de avançar 0,98% no mês anterior, segundo informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). Em janeiro do ano passado, a variação foi de 0,58%. Em 12 meses, o IGP-10 registrou alta de 3,72%.
O IGP-10 calcula os preços ao produtor, consumidor e na construção civil entre os dias 11 do mês anterior e 10 do mês de referência.
Utilizado no cálculo do IGP-10, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede os preços no atacado, desacelerou para 0,21%, depois de subir 1,17% em dezembro.
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede os preços no varejo e também entra no cálculo do IGP-10, registrou variação de 1,05%, em janeiro, ante 0,72%, em dezembro. Seis das oito classes de despesa componentes do índice mostraram avanço de preços, com destaque para alimentação (de 0,70% para 1,48%).
Também parte do cálculo do IGP-10, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) registrou variação de 0,35%, menor do que do mês anterior, de 0,42%.
Fonte:G1
-
Noticias2 semanas atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias2 semanas atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
CeLelebridades1 semana atrásCOLUNA: CeLELEbridades
-
Ceará1 semana atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Noticias2 semanas atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Iguatu7 dias atrásIguatu regulariza R$ 1,63 milhão em consignados não repassados à Caixa e greve é suspensa após acordo mediado pelo TJCE
-
Noticias7 dias atrásBebês prematuros participam de ensaio fotográfico de Natal em UTI no Pará e emocionam famílias: “trouxe paz ao coração”, diz mãe
-
Noticias1 semana atrásMinistro anuncia renovação automática e gratuita da CNH para motoristas sem infrações

