Saúde
ASSISTÊNCIA: SUS oferece tratamento gratuito para hanseníase

Em 2010, a servidora pública, Gislaine Alves Pereira, percebeu uma pequena mancha esbranquiçada na perna. Como a mancha começou a aumentar, ela decidiu procurar um médico. Durante o exame, Gislane descobriu que estava com hanseníase.
Em 2010, a servidora pública, Gislaine Alves Pereira, percebeu uma pequena mancha esbranquiçada na perna. Como a mancha começou a aumentar, ela decidiu procurar um médico. Durante o exame, Gislane descobriu que estava com hanseníase.
“Ela era pequenininha e foi tomando um formato maior. Isso foi me preocupando, foi quando eu procurei um profissional dermatologista para fazer o exame. Se você não souber às vezes a pessoa pegou sol, pode achar que é pano branco ou alguma outra doença de pele, dá para confundir. Não é uma coisa que a olho nú você já identifica que é hanseníase. O tratamento foi muito positivo, fui muito bem assessorada na rede de saúde. Eu tive alta logo após os seis meses de tratamento e medicamento, e estou curada.”
Segundo a coordenadora geral do Programa Nacional de Eliminação da Hanseníase, Rosa Castalia, Gislaine agiu corretamente quando procurou um médico para avaliar a mancha na pele. Ela alerta para a importância do diagnóstico precoce.
“Além do diagnóstico e tratamento da doença, só completando o tratamento que nós podemos garantir a cura da hanseníase, ou seja, sendo diagnosticado precocemente não terá sequelas e a família também é abordada e descoberta. Ainda tem gente que não sabe que hanseníase tem cura e que é tratado gratuitamente exclusivamente pelo SUS.”
De acordo com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, apesar dos casos de hanseníase no Brasil terem diminuído nos últimos anos, ainda são necessárias muitas ações para que a transmissão da doença seja interrompida.
“Muito embora nós tenhamos hoje um quadro de declínio da enfermidade, caminhando para o controle, é inegável que nós ainda temos que avançar muito no controle. Principalmente, nos estados que não atingiram o padrão que nós queremos de controle da enfermidade. Portanto, nós, em todos os estados, estaremos fazendo uma campanha nacional de comunicação com várias estratégias para atingir a sociedade, as famílias, os pacientes do Sistema Único de Saúde, mas também os profissionais, na estratégia de diagnóstico precoce e tratamento. Isso é decisivo e tem um papel fundamental na interrupção da cadeia de transmissão da doença.”
A hanseníase é uma doença contagiosa, transmitida de uma pessoa doente que não esteja em tratamento para uma pessoa saudável. Mas a partir do momento que o tratamento começa, a transmissão é imediatamente interrompida. Todo o tratamento está disponível gratuitamente no SUS. Para saber mais sobre a prevenção e tratamento da hanseníase, acesse o site do Ministério da Saúde. O endereço é www.saude.gov.br.
-
Noticias2 semanas atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias2 semanas atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Iguatu2 semanas atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Ceará1 semana atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Noticias2 semanas atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
CeLelebridades1 semana atrásCOLUNA: CeLELEbridades
-
Noticias1 semana atrásMinistro anuncia renovação automática e gratuita da CNH para motoristas sem infrações
-
Iguatu5 dias atrásIguatu regulariza R$ 1,63 milhão em consignados não repassados à Caixa e greve é suspensa após acordo mediado pelo TJCE

