Política
Câmara de Iguatu escolhe parlamentares que irão compor a CPI do aterro sanitário

A décima sétima sessão, da Câmara Municipal de Vereadores de Iguatu, nesta última terça-feira, 14, teve início com uma ausência única do Vereador Bandeira Junior. O assunto mais comentado e debatido em quase três horas de assembleia, sobe olhares de uma plateia modesta, foi a formação da comissão parlamentar de inquérito do aterro sanitário, convocação de concursados e paralisação dos servidores.

A décima sétima sessão, da Câmara Municipal de Vereadores de Iguatu, nesta última terça-feira, 14, teve início com uma ausência única do Vereador Bandeira Junior. O assunto mais comentado e debatido em quase três horas de assembleia, sobe olhares de uma plateia modesta, foi a formação da comissão parlamentar de inquérito do aterro sanitário, convocação de concursados e paralisação dos servidores.
Antes do pequeno expediente sobre o direcionamento do Presidente da Casa Rubenildo Cadeira, foi tentado se eleger a conselho de ética da casa, a bancada situação da mesa diretora indicou os membros e os suplentes. A formação definitiva ficou para a próxima semana atendendo um pedido do líder do governo municipal, Nelho Bezerra.
Outra formação discutida foi a da CPI do Aterro Sanitário, que devido à abstenção da participação por parte da bancada de gestão municipal, não foi possível seguir a Lei Orgânica da Câmara onde se faz necessário à presença de lideranças de siglas através da proporcionalidade partidária. Antônio Baixinho do PP e o Vereador Louro da Barra do PMDB ratificaram a não presença na comissão.
A vereadora, Eliane Braz do PTB, líder da sigla de maior representatividade partidária na casa, solicitou a presença dos correligionários João Lazaro e Pedro Lavor, na CPI ambos não aceitaram. A mesa diretora deu um prazo de 08 dias foi dado aos membros da CPI, Mario Rodrigues (Pros), Vicente Reinaldo (Pros), Eliane Braz (PDT), Marcone Filho (PT) e Cida Albuquerque (PCdoB) para que apresentem a casa o presidente e o relator da comissão.
Um requerimento verbal apresentado no pequeno expediente pelo vereador Mario Rodrigues onde pedia a convocação dos aprovados no concurso público na categoria dos Guardas Municipais e Agentes do DEMUTRAN gerou início a um debate.
Projetos
Na ordem do dia foi discutido e aprovado em segunda votação o projeto (077/15) de autoria do Vereador Rubenildo Cadeira, sobre a proibição de doação de áreas verdes de propriedade do município de Iguatu. Foram votados também e aprovados por unanimidade a entrega dos títulos de cidadão Iguatuense a Cedida Maria Leite e ao atual governador do Estado Camilo Santana, além da outorga da Medalha Dr. Edson Gouveia, a Francisco de Paula e Ângela Antunes.
O Projeto de lei 016/15 onde altera o anexo a lei 1.473 de 22 de dezembro de 2010 onde dispõe sobre a nova estrutura organizacional diretrizes bases da administração pública e acrescenta 7 cargos de diretor geral das escolas municipais, foi o mais discutido e acabou sendo retirado de pauta, a pedido da bancada de situação, devido a um acordo entre os membros onde só se volta projetos desta natureza, após a resoluções de questões do PCCR e adicional de insalubridade dos servidores conforme a atualização do indicies da lei 077/90.
{https://soundcloud.com/mais-fm/th-1prt-camara-de-vereadores-da-inicio-a-formacao-do-conselho-de-etica-e-da-cpi-do-aterro-sanitario-15abril} {https://soundcloud.com/mais-fm/vereadores-discutem-convocacao-de-concursados-e-aprovam-projeto-de-proibicao-de-doacao-de-areas-verdes}
-
Noticias1 semana atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Iguatu2 semanas atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará6 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat
-
CeLelebridades5 dias atrásCOLUNA: CeLELEbridades

