Regional
Banda autoral ganha espaço na região do Cariri
A região do Cariri tem despontado, nos últimos anos, como uma das mais efervescentes no cenário de bandas autorais, que misturam poesia, arte e música em suas canções. Grande precursor desse segmento, o cantor e compositor cratense Abidoral Jamacaru é tido, por muitos, como incentivador na produção autoral local. Ele lembra que lançar um trabalho com músicas autorais há uma década era algo considerado “distante” para os músicos locais. Cenário esse que mudou a partir do surgimento de grupos que cantam músicas alusivas aos costumes locais.
Para o professor e cantor Igor Arraes, que encabeça a banda “Os Caretas”, o “cenário está em ampliação”, além de considerar que a perspectiva futura é “animadora”. Para ele, Jamacaru e Cleivan Paiva, nomes importantes da música local, influenciaram para o crescimento das bandas autorais, vislumbrando um novo horizonte.
Regionalidade
A banda “Os Caretas” surgiu em 2014 com junção de algumas músicas não gravadas do grupo “Nacacunda”, o qual Arraes era vocalista. “É uma banda que tem uma miscelânea de estilos e experimentações sonoras, na busca por identidade através do conjunto de linguagens apresentadas como forma de entretenimento” explica o cantor.
Em seu repertório, a banda mescla poesia de artistas regionais com sons experimentais e gêneros como reggae, funk-rock, pop-rock dentre outros. Com proposta de letras 100% autorais o grupo promete inovar com o lançamento do primeiro CD contendo 12 faixas, previsto para dezembro de 2015.
Para o tecladista Vinícius Símplicio, o cenário de bandas autorais em expansão “possibilita as trocas de experiências, ideias e sons”. Essa mistura de estilos, ainda segundo o músico, “acaba por abrir mais espaço para esse tipo de som”. Outro diferencial do grupo é a forma no trato com a letra das músicas que levam em sua composição poemas de artistas regionais e sons experimentais.
Aceitação
Em pouco mais de um ano e meio de criação, a banda já se apresentou inúmeras vezes. O último show aconteceu há uma semana, na cidade do Crato. “Os Caretas” encerraram o show da banda fortalezense “Black Dog” que faz cover do grupo londrino “Pink Floyd” e contou com grande aceitação do público.
“Gostei bastante da show. O grupo é bastante original, principalmente por pegar poesias e misturar na letra das músicas. É interessante o surgimento de bandas com esse perfil, pois o espaço que hoje é pequeno para os grupos autoriais, consequentemente crescerá no futuro”, disse a universitária Mariana Caselli.
Futuramente a banda quer investir em uma performance com trajes e máscaras como forma de homenagem aos Caretas do reisado, remetendo ao nome da banda, além de projeções de imagens de artistas plásticos da região durante os shows, a fim de cativar o público e trazer não só a beleza da poesia das letras mais o espetáculo complete aos olhos.
Assessoria de Imprensa
André Costa
-
Noticias2 semanas atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias2 semanas atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Iguatu2 semanas atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará7 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
CeLelebridades6 dias atrásCOLUNA: CeLELEbridades
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat



