Brasil
Pesquisa descobre vírus que afeta sistema nervoso central
Um vírus encontrado em Manaus, no Amazonas, acende um alerta para a falta de saneamento básico no estado e em outras regiões do país. O Gemycirculavirus foi descoberto em uma pesquisa feita em amostras de exames de crianças entre 0 e 10 anos acometidas por diarreia, que foram atendidas nos hospitais da cidade.
Além da diarreia, o vírus pode causar paralisia temporária das pernas e afetar o sistema nervoso central. Segundo a pesquisadora da Fiocruz Amazônia, Patrícia Puccinelli Orlandi, é a primeira vez que o vírus é encontrado no Brasil.
“Através de uma colaboração que a gente tem firmado com um pesquisador, o dr. Tung Phan, da Universidade da Califórnia, a gente enviou para ele 500 amostras. Ele fez o teste para o vírus. E aí a gente acabou descobrindo um novo vírus, que é o Gemycircularvirus que tava acometendo 1% das fezes diarreicas dessas crianças. De 500 amostras, a gente identificou em cinco”.
A pesquisadora ressaltou que, apesar de ter sido descoberto em Manaus, o vírus pode estar presente em outras regiões do país. Fora do Brasil, o vírus foi identificado em países pobres como Sirilanka, Índia e Camboja.
O Gemycircularvirus é transmitido pelo consumo de água contaminada com fezes portadoras do vírus. Por isso, de acordo com a pesquisadora, a falta de saneamento básico em várias regiões do país é preocupante.
“Eu acho que é um problema de todo o Brasil, mas é acentuado demais nas regiões Norte e Nordeste. Na região Norte a gente tem de 7% a 10% de saneamento básico somente. Então esse é o agravante principal das doenças de transmissão hídrica, porque, está comprovado em estudos, que se você tiver saneamento básico, você diminui os casos de diarreia em 80%”
A pesquisadora disse que pretende criar uma metodologia que possa identificar o Gemycircularvirus e outros vírus. A intenção é disponibilizá-la para os hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS).
Fonte: Ceará Agora
PODCAST MAIS JUSTIÇA – I SIMPÓSIO DO DIREITO HOMOAFETIVO DO CENTRO SUL CEARENSE
-
Noticias2 semanas atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Iguatu2 semanas atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias2 semanas atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará7 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
CeLelebridades6 dias atrásCOLUNA: CeLELEbridades
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat

