Iguatu
NUCA realiza seminário Ser Adolescente no Semiárido
Em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes, a Comissão Pró-Selo Unicef, Sistema de Abastecimento de Água e Esgoto de Iguatu (SAAE) e Movimento Faça Parte com apoio da Prefeitura Municipal de Iguatu, através das Secretaria da Educação, Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria de Infraestrutura e Secretaria de Saúde, o NUCA de Iguatu realizou, no dia 22 de março de 2016, no Auditório professor Aléssio Costa Lima (16ª CREDE), o Seminário Ser Adolescente no Semiárido Cearense com o Tema: “Protagonizando ações de preservação da água”.
A proposta foi discutir a temática água no contexto do nosso município, reconhecendo a importância do acesso a água de boa qualidade para toda a população do planeta, ao mesmo tempo em que se preserve as funções hidrológicas, biológicas e químicas dos ecossistemas e motivar os adolescentes e jovens a realizarem ações de preservação do meio ambiente nas escolas e nas comunidades.
Para tanto, foram realizadas duas palestras: a) “A importância da preservação da água”, na qual podemos conhecer as fontes de água, as formas de captação, distribuição, tratamento, uso e reusos da água em nossas escolas, em nossa casa e em nossa comunidade. O palestrante foi nosso parceiro do evento Sr. Mauro Sampaio, Técnico do Sistema de Abastecimento de Água e Esgoto de Iguatu (SAAE) e integrante da Comissão Intersetorial da Temática Água de Qualidade, Banheiro e Cozinha nas Escolas; b) “Trilha Eco-faxina” – apresentação do Movimento Faça Parte, movimento de incentivo às ações voluntárias para conhecimento dos problemas ambientais do leito do Rio Jaguaribe e, através de uma proposta de caminhada na trilha do leito do Rio e, no percurso, os problemas ambientais encontrados são descritos por técnicos e os “trilheiros” são convidados a fazer a limpeza manual do que podem e fazer encaminhamentos via documentos ou visitas às instituições para resolver os problemas.
Durante a realização do Seminário, as estrelas foram os adolescentes. Seguros de si, demonstraram confiança e segurança em falar sobre o tema; abriram o evento na composição da mesa com fala inicial e boas vindas; foram os mestres de cerimônia; discutiram o tema e propuseram soluções.
O Seminário contou a presença de 120 participantes: diretores pedagógicos, técnicos da Secretaria da Educação, Saúde e Meio Ambiente, autoridades, parceiros, palestrantes, alunos gremistas, alunos das Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida da Escola (COMVida) e, claro, integrantes do NUCA de escolas da rede pública municipal e estadual.
Com expressivo destaque dos componentes, o NUCA chamou atenção de todos os presentes especialmente dos adolescentes que, ao final, quando perguntamos do interesse de alunos gremistas e das COMvidas participarem do NUCA, muitos se interessaram e fizemos novas inscrições para compor o NUCA nesta nova fase de 2016, com ações a partir de abril.
*Secretaria da Educação
-
Noticias2 semanas atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias2 semanas atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
CeLelebridades1 semana atrásCOLUNA: CeLELEbridades
-
Ceará1 semana atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Noticias2 semanas atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Iguatu7 dias atrásIguatu regulariza R$ 1,63 milhão em consignados não repassados à Caixa e greve é suspensa após acordo mediado pelo TJCE
-
Noticias1 semana atrásMinistro anuncia renovação automática e gratuita da CNH para motoristas sem infrações
-
Noticias7 dias atrásBebês prematuros participam de ensaio fotográfico de Natal em UTI no Pará e emocionam famílias: “trouxe paz ao coração”, diz mãe

