Ceará
Polícia Federal investiga autoria dos boatos sobre Bolsa Família
Ministro da Justiça diz que determinação é de apuração rigorosa para se tomar medidas criminais cabíveis.
Ministro da Justiça diz que determinação é de apuração rigorosa para se tomar medidas criminais cabíveis.
As consequências legais para os que criaram e replicaram os boatos sobre a interrupção ou suspensão do programa federal Bolsa-Família prometem ser duras, de acordo com a posição do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Segundo ele, a Polícia Federal já esta investigando os fatos.
“A determinação foi para que a apuração seja rigorosa a fim de que se possa tomar com rapidez as medidas criminais cabíveis contra todos os envolvidos na origem e na divulgação destes boatos”.
Em nota, Cardozo afirmou ter determinado à Policia Federal a instauração imediata de inquérito policial para a apuração da ocorrência de diferentes crimes. O líder do PT na Câmara, deputado federal José Guimarães (PT/CE), diz que a expectativa é que “se identifique os responsáveis e os bote na cadeia”.
“É uma mentira deslavada daqueles que, provavelmente, querem gerar um clima de intranquilidade entre as famílias brasileiras, principalmente nas de baixa renda, que têm no Bolsa-Família seu sustento. É um absurdo o Brasil se permitir a esse tipo de comportamento”. Guimarães lembra que falsificar ou transmitir informações que criem tumulto, como o que foi gerado, principalmente na região Nordeste, é crime.
Guimarães assegura que não há quem interdite o Bolsa Família. “Portanto, a nossa expectativa é que nesta semana a Polícia Federal venha a público e diga quem foi responsável por essa maldade sem tamanho com as famílias”. Ele diz que até já há especulação sobre de onde partiu o boato, mas que o Congresso vai aguardar a investigação da Polícia Federal.
Oposição
Para o deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), é difícil avaliar de onde partiu essa informação, porque, segundo ele, não há nenhuma movimentação, tanto na Câmara quanto no Senado, no sentido de interromper o programa.
“Atualmente, coordeno a Frente Parlamentar de Assistência Social na Câmara e não há nenhum projeto em tramitação, nem na Câmara, nem no Senado, nenhuma pauta de discussão de alteração ou suspensão do programa”, assegura.
Matos, inclusive, afirma que o que há são justamente matérias de implementação que visam aperfeiçoar o Programa, criar algumas condições. Mas nada que possa desestabilizar o Programa.
“O Bolsa-Família, inclusive, é quem vem, no momento, mantendo no Nordeste a diminuição das tensões sociais em virtude da seca. Então, não parte do Legislativo, nem tampouco do próprio Governo, a suspensão do programa. Em termos de propostas de partidos, a gente não observa nenhuma movimentação no sentido de extingui-lo”, conclui.
-
Noticias1 semana atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Iguatu2 semanas atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará6 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat
-
CeLelebridades5 dias atrásCOLUNA: CeLELEbridades

