Regional
Refrigerante é um dos alimentos mais consumidos por adolescentes, diz pesquisa
O refrigerante é o sexto alimento mais consumido por adolescentes em todo Brasil. O dado é do Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes, realizado pelo Ministério da Saúde e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. De acordo com a pesquisa 8,4 por cento dos jovens de 12 a 17 anos são obesos no País. A Presidente do Conselho Regional de Nutricionistas de Porto Alegre, Jaciara dos Santos explica porque o excesso de refrigerante contribui para o aumento do número de jovens obesos.
“O Consumo de refrigerante em primeiro lugar ele é um alimento que não tem nenhum nutriente à agregar. Ele fornece calorias e a grande maioria tem uma grande considerável tacha de açúcar rápido. Aquele açúcar que eleva rapidamente a glicemia, o valor de açúcar circulante no sangue.
Ainda de acordo com a pesquisa, as frutas sequer aparecem na lista dos 20 itens mais consumidos pelos jovens de 12 a 17 anos de idade. Na avaliação da nutricionista Jaciara dos Santos, as crianças têm que ter hábitos saudáveis desde o nascimento.
”Os hábitos alimentares, devem ser implantados desde o nascimento, para que o jovem chegue a idade dos 12 anos e esteja habituado a tomar água, por exemplo. A gente encontra muitas pessoas que não querem tomar água ou tomam suco ou refrigerante. Então a pessoa já está com o seu paladar habituado a uma bebida doce e não tolera o gosto da água. Isso é uma coisa muito séria e muito congruentes nos adolescentes.”
O Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes também apontou que 56,6 por cento dos adolescentes comem em frente à TV. O tempo assistindo TV foi considerado com o menor consumo de frutas e verduras e com maior consumo de salgadinhos, doces, bebidas e elevado teor de açúcar.
-
Noticias2 semanas atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias2 semanas atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Iguatu2 semanas atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Ceará7 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
CeLelebridades6 dias atrásCOLUNA: CeLELEbridades
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat

