Ceará
Estado ganhará dois centros de triagem de animais silvestres
Dois centros de triagem de animais silvestres (Cetas) de responsabilidade do Governo do Ceará, um na Grande Fortaleza e outro na região do Cariri, estão sendo planejados pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e Secretaria do Meio Ambiente (Sema). Ambos ainda não possuem local definido, mas a ideia é que os equipamentos sejam construídos nas unidades de conservação Parque Estadual Botânico (Caucaia) e Sítio Fundão (Crato).
A decisão foi tomada em reunião realizada nesta terça-feira (30) com a participação de representantes da Semace, Sema e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Um grupo de trabalho será criado para viabilizar a construção dos centros. O aporte financeiro, inicialmente, será feito pela Semace.
Recentemente, o superintendente da Semace, José Ricardo Araújo, acompanhado pelo diretor de Fiscalização, Tiago Bessa, e o fiscal ambiental, Roberto Cavalcante, visitou o Cetas do Ibama em São José de Ribamar, na Região Metropolitana de São Luis-MA, considerado referência para esse tipo de equipamento.
O Centro de Triagem é o local previsto em lei para o abrigo de animais silvestres resgatados de criadouros clandestinos, situação de maus tratos ou entregues voluntariamente pelo cidadão. Pássaros, macacos, lagartos e outras espécies de animais são classificados e tratados por especialistas, antes de serem devolvidos à natureza. Atualmente, os animais são encaminhados para a unidade do Ibama que funciona em Messejana, Fortaleza-CE. Contudo, o equipamento se tornou pequeno para o número crescente de resgates.
Assessor de Imprensa da Semace
-
Noticias2 semanas atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias2 semanas atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
CeLelebridades1 semana atrásCOLUNA: CeLELEbridades
-
Ceará1 semana atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Noticias2 semanas atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Iguatu7 dias atrásIguatu regulariza R$ 1,63 milhão em consignados não repassados à Caixa e greve é suspensa após acordo mediado pelo TJCE
-
Noticias1 semana atrásMinistro anuncia renovação automática e gratuita da CNH para motoristas sem infrações
-
Noticias7 dias atrásBebês prematuros participam de ensaio fotográfico de Natal em UTI no Pará e emocionam famílias: “trouxe paz ao coração”, diz mãe

