Ceará
CE leva 4 de 6 ouros na Olimpíada de Matemática para alunos do 8º e 9º ano
Estado ficou em primeiro lugar no número de premiados, com 46 medalhas. 252 estudantes foram premiados com medalhas de ouro, prata e bronze.
Quatro das seis medalhas de ouro da Olimpíada Brasileira de Matemática na categoria do 8º ao 9º ano do Ensino Fundamental foram distribuídas para estudantes cearenses. O estado ficou em primeiro lugar no número de medalhas na competição, com 46 premiados.
Ao todo, 252 estudantes de escolas públicas e privadas de todo o Brasil foram premiados com medalhas de ouro, prata e bronze, além de menções honrosas.
O cearense George Lucas Diniz foi um dos destaques da competição, repetindo a conquista do ouro. O estudante já tinha feito parte da equipe brasileira nas últimas competições internacionais deste ano.
Os alunos mais bem colocados estão entre os pré-selecionados para integrar a equipe brasileira em competições internacionais, como a Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), a Olimpíada Iberoamericana, a Olimpíada do Cone Sul e a Competição Internacional de Matemática (apenas para universitários). O grupo iniciará o treinamento em janeiro de 2017.
A OBM foi criada há 37 anos pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Na edição deste ano, 59 alunos de escolas públicas e 150 de colégios privados foram premiados nos Ensinos Fundamental e Médio.
Em julho de 2017, o Rio de Janeiro sediará a Olimpíada Internacional de Matemática, organizada pelo IMPA, como parte das atividades do Biênio da Matemática 2017-2018.
Mudanças
A partir de 2017, a OBM será integrada à Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), constituindo uma única competição aberta a todas as escolas brasileiras.
A organização informou que a mudança não afetará a participação das escolas públicas nas Olimpíadas, que seguirão disputando o mesmo número de medalhas. As provas também continuarão a ser elaboradas pela comissão atualmente responsável. A expectativa do IMPA é que, com a integração das duas Olimpíadas, a OBM e a OBMEP alcancem um número maior de adesões em todo país.
Fonte: G1
-
Noticias2 semanas atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias2 semanas atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
CeLelebridades1 semana atrásCOLUNA: CeLELEbridades
-
Ceará1 semana atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Noticias2 semanas atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Iguatu6 dias atrásIguatu regulariza R$ 1,63 milhão em consignados não repassados à Caixa e greve é suspensa após acordo mediado pelo TJCE
-
Noticias6 dias atrásBebês prematuros participam de ensaio fotográfico de Natal em UTI no Pará e emocionam famílias: “trouxe paz ao coração”, diz mãe
-
Noticias1 semana atrásMinistro anuncia renovação automática e gratuita da CNH para motoristas sem infrações

