Brasil
Dilma propõe 5 pactos; entre eles, plebiscito sobre Constituinte para a reforma política
A presidenta Dilma Rousseff apresentou a proposta de convocação de um plebiscito popular para que os brasileiros decidam sobre a convocação de um processo constituinte específico destinado a fazer a reforma política.
A presidenta Dilma Rousseff apresentou a proposta de convocação de um plebiscito popular para que os brasileiros decidam sobre a convocação de um processo constituinte específico destinado a fazer a reforma política.
O anúncio, feito nesta segunda-feira (24) no Palácio do Planalto em Brasília (DF), propõe ainda um “pacto” com cinco itens, entre eles a destinação de 100% dos recursos dos royalties do petróleo para a educação e a alteração na legislação para que o crime de corrupção se torne hediondo.
Dilma afirmou também que o país precisa dar um salto de qualidade no transporte público nas grandes cidades, com mais metrôs, VLTs e corredores de ônibus. A reunião está sendo realizada com prefeitos e governadores das 27 unidades federativas.
Antes, a presidenta se reuniu com integrantes do Movimento Passe Livre (MPL), que iniciou os protestos pelo país reivindicando a revogação das tarifas do transporte público. Após o encontro com o MPL, representantes do movimento afirmaram que a luta continuará até o governo apresentar medidas concretas para reduzir a tarifa de transporte público no país.
Leia os 5 itens que fazem parte do pacto anunciado hoje pela presidenta:
1) responsabilidade fiscal para garantir a estabilidade da economia;
2) a convocação de um plebiscito sobre reforma política e alteração na legislação para que o crime de corrupção se torne hediondo;
3) pacto pela saúde, com a criação de novas vagas para médicos e a contratação de profissionais estrangeiros;
4) investimento de 50 bilhões de reais em mobilidade urbana para transportes, com metrô e ônibus;
5) mais recursos para a educação, repetindo a destinação de 100% dos recursos dos royalties do petróleo para a educação.
Fonte: Brasil de Fato
-
Noticias2 semanas atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias1 semana atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Iguatu2 semanas atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará7 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
CeLelebridades5 dias atrásCOLUNA: CeLELEbridades
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat

