Curiosidades
Especialistas dão 10 dicas simples e certeiras para superar o medo de falar em público
Na escola era difícil apresentar um trabalho para a turma e a dificuldade se resumia aí. O problema é quando o medo de falar em público segue até a vida adulta e acaba atrapalhando questões profissionais e pessoais. Como resolver isso? Essas 10 dicas dos especialistas do Forbes Coaches Council, publicadas pelo Penser, podem ser uma ótima maneira de começar a vencer o medo.
1. Pratique in loco
Não basta apenas praticar o que você irá falar, a dica é praticar também ONDE você irá falar. Com isso, quando chegar a hora de encarar o público, ao menos você estará mais familiarizado com o local.
2. O corpo é a mensagem
Tente concentrar-se na sua expressão corporal. Segundo os especialistas, ao se colocar em uma postura relaxada, automaticamente o seu corpo melhora nesse aspecto. Com a confiança é a mesma coisa.
3. Chegue cedo
Além de ganhar tempo para se acalmar antes de começar a interagir com o público, chegar alguns minutos antes de sua apresentação permitirá que você observe quem estará ouvindo você – e pode fornecer boas ideias para conquistar os seus ouvintes.
4. Converse sobre a apresentação
Manter segredo sobre o conteúdo da sua apresentação pode até aumentar a expectativa do público, mas certamente também irá aumentar a sua ansiedade. Experimente conversar sobre o assunto com outras pessoas antes de se apresentar. Dessa forma, você se sentirá mais confortável quando chegar o momento de falar em público.
5. Pense positivo
Preocupar-se demais com os aspectos negativos pode aumentar a ansiedade quanto à palestra. Imprevistos podem sim acontecer e pode ser até que nem todo mundo se interesse pelo que você vá falar. Mesmo assim, pensar positivo só tornará as coisas mais fáceis.
6. Experimente exercícios de improviso
A maioria dos grupos de teatro oferece aulas com exercícios de improviso. Na verdade, este tipo de exercício é muito bom mesmo para quem não pensa em atuar, pois ajuda as pessoas a se soltar e sentirem-se confortáveis inclusive em situações de stress.
7. Crie sua imagem pública ideal
Todo mundo consegue pensar no que é um “palestrante ideal”. Se você se esforçar um pouco, pode começar a imitar os trejeitos de como gostaria que fosse sua pessoa pública. Embora isso possa soar artificial a princípio, com o tempo você acabará adquirindo a mesma habilidade que imitava inicialmente.
8. Descubra a causa do seu medo
Quando você entender onde mora o problema e conseguir visualizá-lo, se tornará muito mais fácil transpor essa dificuldade.
9. Descubra os grupos de “Toastmasters”
A Toastmasters é uma organização interacional que visa ajudar as pessoas a melhorar suas habilidades de comunicação. No Brasil, há grupos em Belo Horizonte, Curitiba, Brasília, Salvador, Rio de Janeiro, Porto Alegre, São Paulo e São José dos Campos. – confira mais informações sobre eles aqui.
10. Divida sua apresentação com outra pessoa
Dividir a responsabilidade ajudará você a se sentir mais seguro ao falar em público. Além disso, vocês podem trocar dicas sobre como melhorar a apresentação e ajudar-se mutuamente durante a fala.
Fonte: Hypeness
-
Noticias1 semana atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Iguatu1 semana atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará5 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat
-
Noticias1 semana atrásFortaleza divulga programação completa do Réveillon 2026 com celebrações em três polos da cidade

