Futebol
Hegemonia do Interior está ameaçada na Taça Fares Lopes
Pela primeira vez, Ceará e Fortaleza dão importância à competição e aumentam nível do torneio. Antigos favoritos terão que correr atrás para voltar a ser campeões.
Durante sete edições, o futebol do Interior dominou a Taça Fares Lopes. Foram quatro títulos do Cariri (Guaraju, Barbalha e Icasa), um da região Norte (Guarany de Sobral) e dois da Zona Metropolitana (Horizonte). Durante todos esses anos, os grandes Ceará e Fortaleza trataram a competição como oportunidade de colocar jovens valores das categorias de base pra jogar, já que os clubes sempre estavam garantidos na Copa do Brasil (vaga assegurada ao campeão do torneio).
No entanto, 2017 apareceu como grande ameaça à hegemonia do Interior. O Fortaleza ficou fora da decisão do estadual e dificilmente conseguirá disputar a próxima Copa do Brasil via ranking da CBF. Assim, o Tricolor de Aço precisa conquistar a vaga com o título da Taça Fares Lopes. Mas não é só isso. A rivalidade histórica tem feito o Ceará utilizar vários titulares, demonstrando, veladamente, o interesse em “atrapalhar” o objetivo do rival.
Com orçamentos bem maiores que os interioranos, os clubes da Capital surgem como fortes concorrentes pelo título, como já ocorre no Campeonato Cearense. Mesmo assim, algumas equipes investiram pensando em conquistar a Fares Lopes. O atual campeão Guarani de Juazeiro manteve a base do time que disputou a Série D do Campeonato Brasileiro. O Iguatu fez contratações pontuais e tem um time bastante experiente. Apesar dos problemas financeiros, Icasa e Horizonte conseguiram montar elencos competitivos.
Hegemonia ameaçada à parte, o nível técnico do torneio deste ano, necessariamente, aumentou. Talvez, a “chegada” dos grandes tenha o poder de transformar a competição, sempre colocada à margem durante os Campeonatos Brasileiros. Discussões para o crescimento da competição podem surgir e a Fares Lopes poderia alcançar um patamar superior. A dúvida é saber se a “Festa do Interior” vai conseguir resistir ao poderio de Ceará e Fortaleza.
Fonte: Globo Esporte
-
Noticias2 semanas atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias2 semanas atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Iguatu2 semanas atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Ceará7 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
CeLelebridades6 dias atrásCOLUNA: CeLELEbridades
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat

