Policial
Prefeito de Paracuru é preso em flagrante por porte ilegal de arma e afastado em operação do MPCE
O prefeito de Paracuru, no litoral do Ceará, José Ribamar Barroso Batista, foi afastado do cargo e preso em flagrante por porte ilegal de arma nesta quarta-feira (13) em uma operação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). A polícia encontrou um revólver calibre 38 na casa do prefeito em Fortaleza.
A operação, nomeada “Cascalho do Mar”, investiga crimes de fraude em licitação, associação criminosa e corrupção praticados por agentes públicos da Prefeitura Municipal de Paracuru e empresários. O prefeito, servidores e secretários foram levados para prestar depoimento de forma coercitiva. Ao todo, sete pessoas foram presas.
A reportagem encontrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Paracuru e foi informado que a gestão vai se posicionar por meio de nota após a operação.
Foram presos preventivamente um filho do prefeito e dois empresários. A chefe de gabinete e filha do prefeito, uma secretária municipal e um empresário foram presos temporariamente. Os presos foram encaminhados para o Centro de Triagem e Observação Criminológica, em Caucaia.
O MPCE cumpriu ainda medidas cautelares de busca e apreensão, condução coercitiva. Os mandados, expedidos pela desembargadora Lígia Andrade de Alencar Magalhães, foram cumpridos em Paracuru, Fortaleza, Tauá, Eusébio, Caucaia e Groaíras.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/Y/v/QEFu6pR8G7G3Fpt7H8Nw/operacao-mpce-em-paracuru.jpeg)
Agentes do MPCE apreenderam dinheiro, armas e munição durante operação em Paracuru (Foto: MPCE/Divulgação)
Sete funcionários da Prefeitura de Paracuru e dois empresários foram levados para prestar depoimento no Fórum de Paracuru e também na sede da PROCAP, em Fortaleza.
Conforme o MPCE, estão sendo investigadas empresas do ramo de petróleo, transportes e construtoras. A operação contou com a participação de 28 equipes compostas por membros da Procap, do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), do Núcleo de Investigação Criminal (Nuinc). Promotores de Justiça de Fortaleza e do interior e policiais civis e militares também atuaram.
A procuradora de Justiça Vanja Fontenele, coordenadora da Procap, informou que durante a operação foram apreendidas armas, munições e dinheiro. A procuradora acrescentou que foi identificado combustível adulterado em um posto da cidade. O material apreendido será analisado por equipes do MPCE.
-
Noticias2 semanas atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias2 semanas atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Iguatu2 semanas atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Ceará1 semana atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Noticias2 semanas atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
CeLelebridades1 semana atrásCOLUNA: CeLELEbridades
-
Noticias1 semana atrásMinistro anuncia renovação automática e gratuita da CNH para motoristas sem infrações
-
Iguatu5 dias atrásIguatu regulariza R$ 1,63 milhão em consignados não repassados à Caixa e greve é suspensa após acordo mediado pelo TJCE

