Ceará
Deficientes visuais ‘veem’ pessoas que amam por meio de foto 3D
Deficientes visuais que frequentam a Associação dos Cegos do Ceará foram presenteados com a imagem tridimensional de pessoas que eles consideram especiais e escolheram para serem retratadas.
Luiz Gonzaga e Lucineide Araújo, um casal de deficientes visuais de Fortaleza, escolheram um ao outro para guardarem de lembranças. Com o toque na imagem, Gonzaga consegue retratar o rosto da esposa. “É bem idêntico, é tudo perfeito, o rosto dela é um pouco fino, do mesmo jeito”, diz.
A mulher de Gonzaga também se impresiona com a semalhança. “É o rosto dele todinho aqui. Olha o narigão aqui”, conta, enquanto manipula a imagem.
Pedro Igor perdeu a visão há quatro anos em um acidente de carro. Ele diz que tem na memória a imagem da mãe, mas é com o tato que ele percebe as sutis diferenças que ocorrem com o passar do tempo. “Achei maravilhosa a experiência. A gente poder ver o retrato da nossa família.”
Presente para toda a vida
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/X/v/9BtcofRLOh5BtvUs5hGw/foto1.jpg)
Igor compara a sensação tátil do rosto da mãe e da imagem em três dimensões que recebeu de presente (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)
Filhos, mães e pais também estiveram entre as imagens esculpidas em um busto capitado por meio de uma fotografia 3D. As pessoas escolhidas para serem retratadas foram fotografadas e passaram por um escâner 3D na Associação dos Cegos do Ceará.
A partir da capitação, eles desenvolveram uma escultura em três dimensões que serviria como lembrança. O organizador do projeto conta que o busto é feito em um plástico resistente e dura por décadas. A intenção é que o objeto seja um presente para guardar por toda a vida.
“O objetivo é trabalhar um outro olhar, perspectiva da pessoa cega no estado. Entender que as pessoas têm direito também ao acesso às novas tecnologias, em que você pode ter o seu pai, a sua mãe retratados de uma forma moderna dinâmica. Isso mostra que a atenção social precisa estar em evidência”, diz presidente da Cruz Vermelha no Ceará, Allan Damasceno.
Fonte: G1/CE
-
Noticias2 semanas atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias2 semanas atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Iguatu2 semanas atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Ceará1 semana atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
CeLelebridades1 semana atrásCOLUNA: CeLELEbridades
-
Noticias2 semanas atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Noticias1 semana atrásMinistro anuncia renovação automática e gratuita da CNH para motoristas sem infrações
-
Iguatu6 dias atrásIguatu regulariza R$ 1,63 milhão em consignados não repassados à Caixa e greve é suspensa após acordo mediado pelo TJCE

