Iguatu
Comissão organizadora do Grito dos Excluidos realiza plenária

Na tarde desse sábado, a partir das 13 horas, na cúria da capela de São José, a comissão organizadora do Grito dos Excluidos em Iguatu. Estão convidados reprentantes de diversos setores sociais para diliberar sobre as ações, que tomarão forma no Grito dos Excluidos 2013, que acontece durante as comemorações do 7 de setembro.

Na tarde desse sábado, a partir das 13 horas, na cúria da capela de São José, a comissão organizadora do Grito dos Excluidos em Iguatu. Estão convidados reprentantes de diversos setores sociais para diliberar sobre as ações, que tomarão forma no Grito dos Excluidos 2013, que acontece durante as comemorações do 7 de setembro.
Para divulgar a plenária, estiveram nos estúdios da MaisFm membros da comissão, oriundos de movimentos sociais, como as pastorais sociais e o Levante Popular da Juventude, em sua célula de Iguatu. Andressa Gregório, membro do Levante, falou sobre a importância da participação popular nesse momento de decisões sobre esse ato nacional para alertar à população sobre os que sofrem, e ainda permancem excluidos dos processos sociais.
O Grito dos Excluídos é uma manifestação popular carregada de simbolismo, é um espaço de animação e profecia, sempre aberto e plural de pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos.
O Grito dos Excluídos, como indica a própria expressão, constitui-se numa mobilização com três sentidos:
Denunciar o modelo político e econômico que, ao mesmo tempo, concentra riqueza e renda e condena milhões de pessoas à exclusão social;
Tornar público, nas ruas e praças, o rosto desfigurado dos grupos excluídos, vítimas do desemprego, da miséria e da fome;
Propor caminhos alternativos ao modelo econômico neoliberal, de forma a desenvolver uma política de inclusão social, com a participação ampla de todos os cidadãos.
O Grito se define como um conjunto de manifestações realizadas no Dia da Pátria, 7 de setembro, tentando chamar à atenção da sociedade para as condições de crescente exclusão social na sociedade brasileira. Não é um movimento nem uma campanha, mas um espaço de participação livre e popular, em que os próprios excluídos, junto com os movimentos e entidades que os defendem, trazem à luz o protesto oculto nos esconderijos da sociedade e, ao mesmo tempo, o anseio por mudanças.
-
Noticias1 semana atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Iguatu1 semana atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará5 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat
-
Noticias1 semana atrásFortaleza divulga programação completa do Réveillon 2026 com celebrações em três polos da cidade

