Regional
Câmara de Cedro apresenta projeto de lei contra nepotismo
A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Cedro apresentou projeto de lei que proíbe a contratação, para os cargos em comissão, de livre nomeação e exoneração, no serviço público municipal, de parentes até o 3º grau civil, do prefeito, do vice-prefeito, presidente da Câmara, e vereadores.
O Ministério Público de Cedro, no ano passado, instaurou procedimento administrativo e baixou recomendação para a exoneração dos nomeados que mantivessem relação de parentescos com os gestores, secretários e presidente do Legislativo .
A denúncia inicial partiu da Câmara, mas atingiu também membros do próprio Legislativo. Os gestores acataram a recomendação e exoneraram 13 servidores na condição de nepotismo.
O vereador José de Araújo, autor do projeto, avalia que o serviço público municipal de Cedro a partir da aprovação da lei, terá boas práticas e a escolha dos cargos comissionados deve ser pautada no critério técnico.
O advogado Getúlio Oliveira observou, entretanto, que já existe uma lei que trata do nepotismo. “Não há necessidade dessa lei no âmbito municipal, basta os gestores cumprirem a legislação já existente, que inclusive baseou a recomendação do Ministério Público Estadual para a exoneração daqueles que estavam em situação de nepotismo”, pontuou.
-
Noticias2 semanas atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias2 semanas atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Iguatu2 semanas atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará7 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
CeLelebridades6 dias atrásCOLUNA: CeLELEbridades
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat

