Iguatu
Encontro discute saúde para a comunidade LGBT em Iguatu
Com o intuito de operacionalizar e efetivar a Política Nacional de Saúde Integral ao público de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT), a Escola de Saúde Pública de Iguatu sediou na quarta-feira, 25, o I Encontro de Saúde voltada para a comunidade. O evento foi realizado ainda pela Residência de Saúde Integrada, Prefeitura de Iguatu e Governo do Estado do Ceará.
Durante o encontro, foram discutidas estratégias para a promoção da saúde integral da população LGBT, com o propósito de eliminar o preconceito institucional. Conforme Luan Layzon, psicólogo residente em saúde mental, a ação também contribui com a redução de desigualdades e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). “No ano de 2019, o Conselho Nacional de Saúde aprovou a política de saúde integral da população LGBT, problematizando o acesso do serviço seja especializado ou da atenção básica, assumiu a posição de entender que as vivências de gênero e orientação sexual vêm sendo muito sofridas na sociedade. Essas pessoas precisam de acesso à saúde, mental, física e integral”, pontuou o também idealizador do encontro.
Direito e educação
Proporcionar momentos de formação e discussão para os profissionais de saúde e educação era ainda um dos objetivos do encontro. “Homofobia e LGBT-fobia não estão afastadas de Iguatu. Na área em que atuo, há demandas de ideação suicida e processo de transexualizador. Para discutir, trouxemos lutadores e lutadoras que militam nessa área. Queremos um Sistema Único de Saúde Livre de Preconceitos”, afirmou Luan.
Mesas redondas, palestras, debates e apresentações, como a abordagem de temáticas que envolveram os conceitos a partir de experiências de vida; o direito à saúde da população e a luta da população LGBT em Iguatu fizeram parte da programação.
“O momento oportuniza implantação e práticas educativas na rede de serviço do SUS, para melhorar a visibilidade e o respeito às lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, promovendo a visibilidade da população LGBT, muitas vezes, tem seus direitos negados ou desrespeitados, causando preconceito e discriminação nos diversos setores”, disse Villar Butterfly presidenta da Associação e Travestis, Transsexuais e Homossexuais de Iguatu.
Conforme o idealizador do encontro, a discussão atual no cenário político nacional quanto sobre ideologia de gênero em instituições de ensino reafirma o atual quadro de exclusões da política de saúde. “Não discutir e fugir do assunto usando a ideologia de gênero para justificar os preconceitos e discriminações que o congresso possui, contribuiu para as inúmeras mortes, não entendimento, suicídio e evasão escolar e não acesso aos mecanismos da saudade da população LGBT”, pontuou.
-
Noticias1 semana atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Iguatu1 semana atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará5 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat
-
Noticias1 semana atrásFortaleza divulga programação completa do Réveillon 2026 com celebrações em três polos da cidade

