Tecnologia
Sacolinha de amido de mandioca se dissolve na água quente
Práticas, biodegradáveis, livres de produtos tóxicos e ajudam a combater a poluição gerada pelo plástico: conheça a sacolinha de amido de mandioca.
Parece apenas uma sacolinha comum, dessas de plástico. Mas a da Avani Eco, uma empresa de Bali, na Indonésia, é totalmente biodegradável, pois é feita de amido de mandioca. Não é tóxica e pode ser reciclada com papel.
Para provar que a sacolinha é mesmo natural, o inventor do produto, o biólogo Kevin Kumala, costuma aparecer em vídeos, como este da Make a Change World, dissolvendo um pedaço da sacola em um copo de água morna, para bebê-la em seguida.
Em tempo: esse bioplástico se desfaz apenas em água morna, portanto não tem problema andar na chuva com a sacola, carregando suas compras!
Na natureza, o material desaparece em alguns meses, diferentemente das sacolinhas comuns. O plástico feito à base de petróleo leva centenas de anos para desaparecer – tempo suficiente para poluir solo e água de rios e mares. Sem falar nos danos que provocam em animais que confundem os pedaços de plástico com comida.
A sacolinha pequena (para 3 kg) custa 405 rupias indonésias (R$ 1), mas os pedidos devem ser superiores a 5.000 unidades. O frete é negociado de acordo com destino e o modal de transporte.
Firme no objetivo de eliminar o lixo gerado pelo plástico, a Avani produz outros itens, como talheres, copos e embalagens para comida, feitos com fibras de cana-de-açúcar ou madeira certificada, que são vendidos para hotéis e restaurantes.
Os canudos, por exemplo, são de papel e recebem uma camada interna de cera à base de plantas, que os tornam resistentes.
Fonte: Catraca Livre
-
Noticias2 semanas atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias2 semanas atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
CeLelebridades1 semana atrásCOLUNA: CeLELEbridades
-
Ceará1 semana atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Noticias2 semanas atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Iguatu6 dias atrásIguatu regulariza R$ 1,63 milhão em consignados não repassados à Caixa e greve é suspensa após acordo mediado pelo TJCE
-
Noticias1 semana atrásMinistro anuncia renovação automática e gratuita da CNH para motoristas sem infrações
-
Noticias6 dias atrásBebês prematuros participam de ensaio fotográfico de Natal em UTI no Pará e emocionam famílias: “trouxe paz ao coração”, diz mãe

