Regional
Professores podem ganhar desconto de 20% em livros e 30% em carros
Profissionais da Educação e estudantes já têm desconto em produtos Apple. Abatimento em livros e carros depende do Senado.
Projeto no Senado Federal pede a criação de lei que estabeleça desconto de 30% no preço de automóveis adquiridos por professores. A sugestão legislativa foi transformada em projeto de lei no ano passado. Desde o dia 13 de março deste ano, porém, o PLS 512/2017 aguarda designação de relator.
É possível opinar enquanto a matéria tramita no Senado. Para votar, acesse o portal de consulta pública, clicando aqui.
O projeto altera a Lei 8.989/1995, que dispõe sobre isenção de IPI na aquisição de automóveis, para incluir na lista de beneficiários também os professores. Atualmente, a lei isenta da cobrança do imposto pessoas com deficiência e taxistas.
O relator, senador Cidinho Santos (PR-MT), determinou que o desconto se dará por isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), um tributo federal. A isenção ficou restrita aos professores da educação básica ocupantes de cargos efetivos nas redes de ensino públicas.
Livros
Já o Projeto de Lei da Câmara n° 54, de 2017 prevê garantia aos profissionais do magistério de, pelo menos, 20% de desconto em livros, periódicos e materiais didáticos vinculados à sua área de ensino e de atuação profissional.
O relator, senador Telmário Mota, apresentou relatório favorável ao projeto com duas emendas. O projeto está pronto para ser pautado na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado desde 20 de fevereiro de 2018.
É possível opinar enquanto a matéria tramita no Senado. Para apoiar ou não a proposição, vote clicando aqui.
O PL não estabelece nenhum tipo de compensação ao lojista ou à editora pelo desconto concedido. Desse modo, o vendedor do livro será obrigado a conceder o desconto, sem nenhuma contrapartida.
“A ideia é essa. Forçar uma baixa no valor do material para estudo, com a finalidade de que os professores possam se qualificar”, explicou o autor da proposta, Marcos Abrão (PPS-GO), ao portal G1.
Questionado sobre a possibilidade de que o valor médio dos livros seja elevado para compensar o desconto dado aos professores, o deputado reconheceu também ser necessária fiscalização para que não haja desconto artificial.
Gadgets
Os docentes já têm descontos em produtos da Apple: computadores iMac e tablets iPad.
O preço especial da Apple para a área de Educação abrange ainda estudantes universitários, alunos aprovados no vestibular, pais de estudantes universitários e funcionários de universidades.
Fonte: O Povo
-
Noticias2 semanas atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias2 semanas atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Iguatu2 semanas atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Ceará1 semana atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Noticias2 semanas atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
CeLelebridades1 semana atrásCOLUNA: CeLELEbridades
-
Noticias1 semana atrásMinistro anuncia renovação automática e gratuita da CNH para motoristas sem infrações
-
Iguatu5 dias atrásIguatu regulariza R$ 1,63 milhão em consignados não repassados à Caixa e greve é suspensa após acordo mediado pelo TJCE

