Iguatu
Corpo de Bombeiros de Iguatu passa por curso de Atendimento a Tentativas de Suicídio
Na manhã dessa terça-feira (17/07), no auditório do Campus Multiinstitucional Humberto Teixeira, o batalhão do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará Unidade de Iguatu iniciou o Curso de Atendimento a Tentativas de Suicídio sob o comando do Major Edir Paixão, com a participação da equipe da Rede de Saúde Mental de Iguatu contanto com profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) entre psicólogos, assistentes sociais, e médico psiquiatra.
O curso segue até a próxima quinta-feira (20) e conta com conteúdo didático e prático de forma preventiva apresentando técnicas de abordagem e diálogo a indivíduos em tentativa de suicídio, identificação de comportamentos suicidas, escuta qualificada, e treinamento de medidas necessárias para evitar o dano. Nesse primeiro dia, a aula inaugural serviu para que os profissionais tomassem conhecimento dos serviços de saúde disponíveis na cidade para que os mesmos possam direcionar a população com esse desejo.
Os bombeiros irão passar por simulações de tentativas de suicídio em pontos isolados com uso de arma branca e alguns tipos mais comuns do ato. A coordenação pede à população para que não interfira no serviço e que não registre em fotos e/ou vídeos para que não seja divulgado como possibilidade de ato suicida.
Segundo informações do palestrante do curso, Major Edir, o perfil mais habitual de pessoas que tentam o suicídio está entre os homens, jovens de 15 a 29 anos de idade, idosos acima de 70 anos, médicos e profissionais da área da segurança pública. As mulheres utilizam de técnicas menos letais, já os homens são os que mais concretizam o suicídio. A taxa de suicídio no mundo é 11 vítimas para cada 100mil habitantes, no município de Iguatu são mais de 22 casos par cada cem mil.
A formação já foi desenvolvida para bombeiros de Fortaleza-CE, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e posteriormente em Tocantins, Minas Gerais além de beneficiar profissionais da segurança do Rio de Janeiro e demais localidades interessadas.
-
Noticias2 semanas atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias2 semanas atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
CeLelebridades1 semana atrásCOLUNA: CeLELEbridades
-
Ceará1 semana atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Noticias2 semanas atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Iguatu6 dias atrásIguatu regulariza R$ 1,63 milhão em consignados não repassados à Caixa e greve é suspensa após acordo mediado pelo TJCE
-
Noticias1 semana atrásMinistro anuncia renovação automática e gratuita da CNH para motoristas sem infrações
-
Noticias6 dias atrásBebês prematuros participam de ensaio fotográfico de Natal em UTI no Pará e emocionam famílias: “trouxe paz ao coração”, diz mãe



