Brasil
Brasil é principal vítima de novo ransomware que se espalha por e-mail
A empresa de segurança eletrônica Eset divulgou nesta terça-feira, 17, um alerta a respeito de um novo vírus que está se espalhando por e-mail. Na América Latina, o Brasil é a principal vítima do programa malicioso conhecido como “crysis”.
Trata-se de um ransomware, tipo de vírus que, uma vez instalado, sequestra os arquivos do PC da vítima, deixando todos eles criptografados, e só entrega a chave para recuperá-los mediante o pagamento de um “resgate”, normalmente em criptomoeda.

O crysis (identificado como “MSIL/Kryptik.NUQ” por programas antivírus) é desenvolvido em .NET e é executado na memória do computador infectado. De acordo com a Eset, 22% das vítimas do novo vírus nos últimos meses na América Latina estavam no Brasil.
Ele se espalha através de um método conhecido como phishing: um e-mail engana o usuário e o induz a baixar um arquivo anexo. Este, por sua vez, é o responsável por instalar o crysis na máquina, que se copia em quatro unidades do HD.
Como em todo caso de ransomware, a primeira recomendação é nunca pagar o resgate. Há uma maneira de eliminar a ameaça do sistema através do PowerShell. “Conhecendo os paths absolutos e algumas strings, podemos desenvolver um script que procure e elimine os resíduos da infecção”, diz Diego Perez, analista de malware da Eset.
Em todo caso, o melhor remédio é a prevenção. “É importante evitar divulgar publicamente contas de e-mails, prestar muita atenção ao conteúdo das mensagens recebidas, manter o sistema operacional e software atualizados e, para finalizar, fazer um bom backup das informações”, acrescenta o especialista.
Fonte: Olhar Digital
-
Noticias2 semanas atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Iguatu2 semanas atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias2 semanas atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará7 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
CeLelebridades6 dias atrásCOLUNA: CeLELEbridades
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat

