Tecnologia
Adolescente milionário constrói exoesqueleto inspirado no Dr. Octopus
Nos últimos meses, as histórias de sucesso com investimentos em bitcoin apareceram em vários ambientes, a ponto de os mais céticos considerarem a criptomoeda até motivo de piada. Controvérsias à parte, o fato é que algumas pessoas têm sido bem-sucedidas em seus investimentos. Um dos casos é o de Erik Finman, que hoje está com 19 anos e começou a comprar bitcoins aos 12.
Recentemente, o adolescente empregou parte do dinheiro dos investimentos para financiar e desenvolver um exoesqueleto semelhante ao usado por um dos vilões do Homem-Aranha, Dr. Octopus. O traje foi desenvolvido para uma criança de 10 anos, Aristou Meehan, filho de amigos da família de Finman. O menino sofre de síndrome da hipermobilidade articular, que causa limitações para sua mobilidade.
“Ele [Meehan] chegou com a ideia – porque é um grande fã de quadrinhos e do Homem-Aranha – de ter seu próprio traje do Dr. Octopus. Ele disse que resolveria os problemas. Achei que aquilo foi tão inteligente e doce. Para mim, teria sido muito bom se alguém tivesse me ajudado quando eu tinha essa idade”, disse Finman.
A ideia do exoesqueleto, desenvolvido por um time de engenheiros, é que os braços mecânicos aumentem as habilidades de quem o utiliza, adicionando quatro membros inferiores. O dispositivo foi criado usando uma impressora 3D, com os braços sendo controlados por meio de microcontroladores acoplados à parte traseira, permitindo que eles sejam usados para levantar objetos. O usuário coloca as mãos em uma luva, que permite controlar os braços usando seus dedos do meio.
Finman parece ter motivações próprias para financiar o traje de Meehan, pois se diz um apaixonado por robótica. Além disso, o projeto parece estar gerando interesses de outros investidores, e ele pensa em transformá-lo em algo mais aplicável. Por enquanto, o exoesqueleto não tem uma função muito maior que servir como protótipo, mas o adolescente milionário menciona melhorias significativas que estariam próximas, como a possibilidade de que o traje tivesse força para levantar um carro.
Fonte: TecMundo
-
Noticias2 semanas atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias2 semanas atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Iguatu2 semanas atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Ceará1 semana atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
CeLelebridades1 semana atrásCOLUNA: CeLELEbridades
-
Noticias2 semanas atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Iguatu6 dias atrásIguatu regulariza R$ 1,63 milhão em consignados não repassados à Caixa e greve é suspensa após acordo mediado pelo TJCE
-
Noticias1 semana atrásMinistro anuncia renovação automática e gratuita da CNH para motoristas sem infrações

