Ceará
Passeio ciclístico marca Dia Mundial Sem Carro
Evento, que incentiva o uso da bicicleta como meio de transporte, encerrou a Semana da Mobilidade Urbana
Evento, que incentiva o uso da bicicleta como meio de transporte, encerrou a Semana da Mobilidade Urbana
No Dia Mundial Sem Carro, a diminuição da quantidade de veículos motorizados não foi considerável ao ponto de ser percebida nas vias de Fortaleza. Todavia, cerca de 1.700 ciclistas ocuparam algumas ruas da Capital, na manhã de ontem, em prol da utilização da bicicleta como meio de transporte.
Cerca de 1.700 ciclistas participaram da atividade, percorrendo 12 Km, partindo do Aterrinho da Praia de Iracema e passando por várias vias Foto: Kid Júnior
Encerrando a programação da Semana de Mobilidade Urbana, a Prefeitura de Fortaleza, em parceria com o Sindicato das Indústrias de Sorvete do Estado do Ceará (Sindisorvetes), promoveu o I Passeio Ciclístico pela Mobilidade.
O percurso de 12 Km foi iniciado no Aterrinho da Praia de Iracema e passou por algumas das principais vias de Fortaleza, como as avenidas Antônio Sales e Senador Virgílio Távora. O controle do tráfego foi feito por um efetivo de 22 agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC). Além da programação cultural e dos serviços prestados à população nas tendas instaladas no Aterrinho, o passeio contemplou, também, a inauguração da ciclofaixa da Rua Ana Bilhar, concluída na última sexta-feira (20).
De acordo com o Secretário de Conservação e Serviços Públicos de Fortaleza, João Pupo, a iniciativa partiu do diálogo entre Prefeitura e ciclistas, entre eles, os que pintaram uma ciclofaixa na Rua Ana Bilhar no início de agosto. Apesar de ter sido removida, a intervenção dos ciclistas impulsionou a medida.
“Desta vez, junto à Secretaria de Infraestrutura, recebemos as propostas dos ciclistas para fazer a ciclofaixa de forma mais equilibrada. Em outro momento, apagamos a ciclofaixa que o grupo fez, porque estava fora da técnica ideal e poderia ser até perigoso”, revela João Pupo.
Novas propostas
Acostumado a participar de passeios ciclísticos, o engenheiro Milton Sakahara esteve presente no evento com a filha, Sophy. Para ele, a implantação de ciclofaixas pode gerar mudanças significativas desde que conectem ruas onde existe grande movimentação. “Costumo andar de bicicleta à noite e aos domingos. A implantação da ciclofaixa é algo positivo, mas a situação vai mudar quando as ciclofaixas ficarem conectadas, não apenas em uma única direção”, avalia.
A nova ciclofaixa possui, aproximadamente, 2 Km de extensão e 1,80 metros de largura. A medida faz parte do binário solicitado pelo prefeito Roberto Cláudio, visando interligar os bairros Varjota e Meireles. A próxima ciclofaixa a ser inaugurada estará situada na Rua Canuto de Aguiar, que, atualmente, passa por obras de recapeamento.
Entre os projetos da Prefeitura também está a implantação de ciclofaixa em outro binário, que irá abranger as ruas Joaquim Nabuco e Osvaldo Cruz.
*Diário do Nordeste
-
Noticias2 semanas atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias2 semanas atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Iguatu2 semanas atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará7 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
CeLelebridades6 dias atrásCOLUNA: CeLELEbridades
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat

