Regional
Próstata é segunda causa de câncer em homens acima de 50 anos no País
O câncer de próstata é a segunda principal manifestação de tumor maligno em homens maduros no Brasil, informa o Instituto Nacional do Câncer (Inca). O órgão estima que até o fim deste ano tenha sido diagnosticados mais de 68 mil casos da doença no País. Não há formas de preveni-lo. Assim, a única maneira de combater a patologia é a realização de exames regulares, de forma que o tumor seja descoberto em fase inicial. Em razão da importância do diagnóstico precoce, a campanha mundial Novembro azul procura conscientizar anualmente os homens acerca o problema, incentivando-os à ida ao urologista. Ela busca também acabar com o preconceito que costuma estar associado ao exame retal.
Quando o câncer é descoberto em fase inicial, o paciente pode contar com uma taxa de cura que chega a 95%. Mas, em casos em que o tumor é descoberto tardiamente, ocasionando a metástase, a possibilidade de sucesso no tratamento cai drasticamente. Desse modo, o indicado é que os homens passem a visitar anualmente o urologista a partir dos 50 anos para realização do exame de toque e de sangue. Pacientes negros, ou que possuam histórico da doença na família (pai, irmãos ou avô), compõem o grupo de risco, e devem iniciar as visitas regulares já aos 45 anos. É o que indica o urologista Vladmir Pinheiro (CRM-CE 6015), membro do serviço de urologia oncológica do Hospital São Camilo Cura D’ars, de Fortaleza.
“Para você chegar a um diagnóstico mais preciso, tem que fazer o toque retal e o exame de sangue. Hoje em dia, temos outro exame que ajuda na identificação, que é a ressonância magnética”, explica o urologista do Hospital. No exame de toque, o médico irá analisar consistência e textura da próstata, assim como a ocorrência de algum nódulo ou caroço. “Somente através do toque você vai encontrar algumas alterações que podem ser indicativo de câncer”, diz. Os três exames, realizados de maneira complementar, indicarão se há rastro da doença. O diagnóstico definitivo, positivo ou negativo, só poderá ser fornecido após a realização de uma biópsia, solicitada caso a avaliação inicial aponte indício de problemas.
O POVO
-
Noticias2 semanas atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias2 semanas atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
CeLelebridades1 semana atrásCOLUNA: CeLELEbridades
-
Ceará1 semana atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Noticias2 semanas atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Iguatu7 dias atrásIguatu regulariza R$ 1,63 milhão em consignados não repassados à Caixa e greve é suspensa após acordo mediado pelo TJCE
-
Noticias1 semana atrásMinistro anuncia renovação automática e gratuita da CNH para motoristas sem infrações
-
Noticias7 dias atrásBebês prematuros participam de ensaio fotográfico de Natal em UTI no Pará e emocionam famílias: “trouxe paz ao coração”, diz mãe

