Regional
Senador Pompeu promove cavalgada para celebrar centenário da paróquia e aumento da bacia leiteira
A cavalgada é uma das mais antigas tradições populares do Nordeste brasileiro. Está ligada também à religiosidade e à cultura do sertão. Para manter essa tradição, foi realizada na manhã deste domingo, 24, em Senador Pompeu, uma grande cavalgada que reuniu mais de 500 cavaleiros e amazonas.
É a primeira edição da ‘Cavalgada de Senador Pompeu’. Os participantes saíram do cemitério da Barragem Patu, que tem história relacionada com a seca e a morte de sertanejos. O local da concentração é considerado um solo sagrado pelos moradores, pela história de ter abrigado, em 1932, um campo de concentração dos flagelados da seca.
Maurício Pinheiro, prefeito de Senador Pompeu, explicou que o evento é uma forma de confraternização e comemoração de bons resultados obtidos no segmento agropecuária. “Tivemos crescimento da bacia leiteira e estamos comemorando o centenário da Paróquia de Nossa Senhora das Dores”.
Muitos vieram de longe, alguns vestidos a caráter, com roupa e chapéu de couro. Leôncio veio de Pedra Branca, distante mais de 50 km, participou como vaqueiro e frisou que o momento é de festa e de alegria.
Os vaqueiros não escondem a paixão pela cavalgada, uma tradição herdada. Debaixo do sol quente, dizem que não é nenhum sacrifício, mas uma forma de agradecer a Deus pelas chuvas que têm mudado a paisagem do sertão nesse período.
Antônio Pereira Sobrinho, vaqueiro, participou com entusiasmo da cavalgada e disse que no próximo ano que voltar novamente.
Renata Rocha, estudante, participou pela primeira vez e disse que a cavalgada não era cansativa. “Gostei muito”, frisou.
O mestre da cultura popular, vaqueiro e aboiador, de Acopiara, Pedro Coelho, veio especialmente participar da cavalgada. Aos 75 anos de idade, lembrou dos momentos de ‘pega de boi no mato’. “Vejo com grande alegria a manutenção das festas rurais como a cavalgada”, disse.
O evento acontece em alusão ao centenário de criação da Paróquia dedicada a Nossa Senhora das Dores, padroeira de Senador Pompeu. O município vivência um momento de religiosidade e tradição popular.
O padre João Melo, pároco de Senador Pompeu, destacou a importância do evento para lembrar o centenário da paróquia, celebrar o crescimento da produção agropecuária e manter a tradição popular do ciclo do couro e do gado no sertão cearense.
Durante a missa celebrada na frente do cemitério da Barragem Patu, os vaqueiros receberam as bênçãos do padre João Melo, e logo em seguida, ocorreu a procissão com dezenas de pessoas, cortou a estrada de terra, passando por antigos casarões.
Depois de percorrer pouco mais de 3 km a cavalgada chega à cidade. Moradores lotaram as calçadas e ruas para acompanhar a passagem dos vaqueiros. Em uma arena montada ao lado da antiga estação ferroviária, os participantes foram recebidos com festa, ao som de muito forró.
Fonte: Diário Centro Sul
-
Iguatu1 semana atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias1 semana atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará5 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat
-
Noticias1 semana atrásFortaleza divulga programação completa do Réveillon 2026 com celebrações em três polos da cidade

