Iguatu
Açude Trussu agoniza e chega a 2,6%
Depois de sete anos seguidos sem recarga significativa, o açude Roberto Costa (Trussu) localizado em Iguatu agoniza. O reservatório é responsável pelo abastecimento das cidades de Iguatu e Acopiara.
De acordo com o Portal Hidrológico da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), o Trussu só tem condições de abastecer as duas cidades até o fim de setembro por causa da perda da qualidade da água.
Alternativa abastecimento
O SAAE de Iguatu realiza a implantação de uma adutora em caráter emergencial na cidade. A obre tem financiamento do governo do Estado. A adutora é de tubo Defofo, 300 mm, terá uma extensão de 1390 metros e vazão de 250 mil litros por hora.
Após passar por ruas do bairro Alto do Jucá, os serviços de instalação da adutora que vai interligar poços na bacia do Rio Jaguaribe em Iguatu até a Estação de Tratamento de Água (ETA) no bairro Cocobó avançam por ruas do bairro Prado.
A obra tem custo de R$ 1.057.000,00 e prazo de execução de 60 dias. Os serviços começaram na quarta-feira, 31, de julho.
A nova adutora é uma alternativa ao abastecimento da cidade de Iguatu, porquanto o açude Trussu está perdendo volume, acumula apenas 2,7%, e a água fica com a qualidade cada vez ruim com o passar dos dias.
O representante da construtora responsável pela obra, engenheiro Antoniel Oliveira, verificou o trecho da adutora dentro do leito do rio Jaguaribe.
A adutora é de tubo Defofo, 300 mm, terá uma extensão de 1390 metros e vazão de 250 mil litros por hora.
O SAAE disse que a obra deverá ser concluída no prazo de 60 dias e é uma alternativa e emergencial para ampliar a oferta de água no sistema de abastecimento de Iguatu. “Estamos trabalhando para assegurar o abastecimento da cidade”, frisou. “Esperamos ainda a ligação da subestação da Enel na região do aquífero do Julião para iniciarmos o bombeamento da água, ampliando a oferta para a ETA do Cocobó”.
Percurso
A adutora parte da área de captaçao – poços e reservatório de reunião – segue por dentro do leito do Rio Jaguaribe, sobe entre as pontes rodoviária e ferroviária, depois segue em toda a extensão da Rua Alfredo Leopoldo, cortando as ruas 27 de Novembro, Coronel Jose Adolfo, Otaviano Benevides, Wilson Roriz, Alzira Bandeira, Dário Rabelo, Professor Antonio Chaves até a ETA no Cocobó.
Fonte: Diário Centro Sul
-
Noticias2 semanas atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias2 semanas atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Iguatu2 semanas atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Ceará1 semana atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Noticias2 semanas atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
CeLelebridades1 semana atrásCOLUNA: CeLELEbridades
-
Iguatu5 dias atrásIguatu regulariza R$ 1,63 milhão em consignados não repassados à Caixa e greve é suspensa após acordo mediado pelo TJCE
-
Noticias1 semana atrásMinistro anuncia renovação automática e gratuita da CNH para motoristas sem infrações

