Ceará
Juízes e promotores de Justiça fazem ato em Fortaleza contra projeto sobre abuso de autoridade
Juízes e promotores do Ceará realizaram, na manhã desta quinta-feira (22), uma manifestação contra o projeto de lei sobre o abuso de autoridade, aprovado na semana passada. O objetivo do ato é pressionar o presidente Jair Bolsonaro a vetar parte da proposta. O porta-voz do governo federal, Otávio Rêgo Barros, já informou que o presidente vetará trechos do projeto.
Apesar do protesto em Fortaleza, não houve paralisação nas atividades do Fórum Clóvis Beviláqua, o que concentra o maior número de serviços judiciais do Estado.
Promotores e juízes se concentraram por volta das 8h30m na entrada do Fórum, na rua Desembargador Floriano Benevides, no bairro Edson Queiroz, em Fortaleza. Eles permaneceram no local até por volta das 10h, com cartazes com dizeres como “Corrupção não. Investigação sim”.
VEJA O QUE DIZ A PROPOSTA
Segundo o presidente da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), Aureliano Rebouças, o projeto é uma tentativa de enfraquecimento das instituições que lutam e combatem a corrupção e o crime organizado.
“Estamos replicando essa luta por todo o País. É uma luta não só dessas instituições que estão atuando diretamente no combate ao crime organizado e à corrupção, mas é uma bandeira que deve ser erguida por toda sociedade”, destacou Aureliano.
O vice-presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil na 5ª Região (Ajufe), Júlio Coelho, disse que a categoria está receosa de atuar principalmente em casos de grande repercussão e de pessoas com grande poder político e econômico pelo risco de haver uma “impossibilidade de julgamento livre”.
O procurador-geral de Justiça do Ceará, Plácido Rios, participou de reuniões, em Brasília, na terça-feira (20), para tratar do PL do abuso de autoridade, com a participação do ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, e do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência do Brasil, Jorge Antônio de Oliveira Francisco.
Há outras manifestações de juízes e promotores do Ceará previstas para a sexta-feira (23) e o sábado (24), respectivamente, na sede do Ministério Público Estadual e na Praça do Ferreira, no Centro da Capital.
Fonte: G1 Ceará
-
Noticias1 semana atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Iguatu1 semana atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará5 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat
-
Noticias1 semana atrásFortaleza divulga programação completa do Réveillon 2026 com celebrações em três polos da cidade

