Ceará
Formandos da Uece assistem aula de extensão na fábrica do Mais Nutrição
O Programa Mais Nutrição, que beneficia entidades cearenses de Fortaleza, Caucaia e Maracanaú, com doação de alimentos, vem proporcionando aprendizado a estudantes do ensino superior. Isso porque formandos da Universidade Estadual do Ceará (Uece) estão vendo na prática toda teoria repassada em sala de aula, durante visita realizada na fábrica de Sopas e Polpas, localizada na Central de Abastecimento do Ceará (Ceasa-CE), em Maracanaú, na Grande Fortaleza.
A aula de extensão da disciplina “Educação Alimentar e Nutricional”, inserida na grade curricular de Nutrição da universidade, possibilitou que os alunos do último semestre do curso conhecessem o funcionamento do equipamento, a dinâmica utilizada pelos profissionais no processo de combate ao desperdício de alimentos, além da parceria com os permissionários doadores.
A professora Derlange Belizário, responsável pela turma de 25 pessoas, teve a companhia do analista da Central, Odálio Girão, que apresentou a ação ao grupo. Para ela, o objetivo da visita é prepará-los para o mercado de trabalho. “Conhecer o Mais Nutrição é enriquecedor para viabilizar estratégias, promover alimentação saudável e as intervenções que ajudam a população menos favorecida a ter acesso a refeições ricas em vitaminas e proteínas,” declarou.
Mais Nutrição
Lançado em junho desse ano, o Programa Mais Nutrição já proporcionou a distribuição de alimentação para cerca de 6,3 mil crianças de 42 entidades dos municípios de Fortaleza, Caucaia e Maracanaú. O repasse de frutas, legumes e verduras excedentes e que se encontram em perfeitas condições de consumo ultrapassa as 72,5 toneladas, por meio da doação dos permissionários da Ceasa-CE. A meta inicial é atender 16.068 crianças e adolescentes de 91 entidades cearenses. No mês de agosto, teve início a entrega do mix de legumes que possibilita a produção de sopas. Em parceria com o Grupo M Dias Branco, o produto apresenta uma combinação de legumes desidratados, mantendo o teor nutricional dos alimentos.
O Mais Nutrição está dentro do Programa Mais Infância Ceará. Estruturado em cima do combate ao desperdício de alimentos, enfrentamento à fome e alimentação saudável, o Programa tem o objetivo de manter um banco de alimentos “in natura” aproveitando os que seriam descartados pelos comerciantes da central de abastecimento, por questões meramente estéticas, mas que permanecem adequados ao consumo humano e com suas características nutricionais preservadas. O Programa Mais Nutrição conta com a parceria da Ceasa-CE, Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e Instituto Agropolos do Ceará.
Fonte: Governo do Estado do Ceará
-
Noticias1 semana atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Iguatu1 semana atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará5 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat
-
Noticias1 semana atrásFortaleza divulga programação completa do Réveillon 2026 com celebrações em três polos da cidade

