Política
Camilo Santana anuncia construção de dois novos presídios no Ceará com 2 mil vagas
O governador do Ceará, Camilo Santana, afirmou nesta quarta-feira (2) que o Ceará terá duas novas unidades prisionais com vaga para 2 mil internos ainda neste ano. Os detalhes de quando começam as obras e onde serão instalados os presídios não foram informados. A informação foi dada em entrevista à Rádio Verdes Mares.
Ainda conforme Camilo, as atuais unidades serão ampliadas para receber mais detentos. Um dos objetivos é comportar cerca de 150 presos suspeitos de envolvimento na onda de ataques no Ceará em setembro.
“Estamos não só temos ampliado [a capacidade dos presídios], como esse ano iremos inaugurar mais duas unidades, com duas mil vagas. Nesses episódios de ataques, nós já prendemos 147 pessoas só nesta última semana, que foram envolvidas nesses crimes covardes, os atos de vandalismo, que eu chamo de terrorismo.”
Atualmente, as unidades prisionais do Ceará têm 9,5 mil vagas e abrigam 14,5 mil internos.
O Ceará teve mais de 100 ataques entre 20 e 30 de setembro coordenados por membros de uma facção criminosa. Segundo o secretário da Segurança, André Costa, a sequência de crimes é uma represália de presidiários contra medidas mais rigorosas nas detenções, com fiscalizações mais frequentes, apreensão de celulares e fim da visita íntima. Conforme André Costa, os presos querem “regalias de volta”.
‘Não estamos sendo intimidados’
Camilo Santana afirmou em entrevista que os 157 presos por envolvimento nos ataques “irão cumprir a pena devida”.
“Todos irão para a cadeia e irão cumprir a pena devida em relação a esses episódios. Esses crimes realizados recentemente são uma reação dos grupos organizados tentando intimidar o estado pelo rigor que temos feito dentro do sistema prisional. Nós não estamos sendo intimidados, e vamos mostrar que quem manda é o Estado.”
Fonte: G1 Ceará
-
Noticias2 semanas atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias2 semanas atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
CeLelebridades1 semana atrásCOLUNA: CeLELEbridades
-
Ceará1 semana atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Noticias2 semanas atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Iguatu7 dias atrásIguatu regulariza R$ 1,63 milhão em consignados não repassados à Caixa e greve é suspensa após acordo mediado pelo TJCE
-
Noticias1 semana atrásMinistro anuncia renovação automática e gratuita da CNH para motoristas sem infrações
-
Noticias7 dias atrásBebês prematuros participam de ensaio fotográfico de Natal em UTI no Pará e emocionam famílias: “trouxe paz ao coração”, diz mãe

