Iguatu
“Reminiscências e Perspectivas” Livro de Sabino Antunes que traz recorte da história de Iguatu ganha reedição
O Iguatu de anos atrás, registrado na memória de Sabino Antunes, itaunense que se radicou nesta cidade do Centro Sul do Ceará, desde a sua chegada à terra da água boa, em 10 de janeiro de 1919, em época de muita seca, “como os hebreus fugidos da escravidão do Egito, aportou. Trazia consigo como riqueza, a herança que seu pais lhe entregaram: 8 irmãos, muita coragem e ânimo no coração, e muitos castelos de esperanças na imaginação”, escreveu o padre Vieira, seu amigo de boas conversas na calçada de sua casa na Praça da Matriz, no prefácio do livro “Reminiscências e Perspectivas”, lançado em 1984, durante as comemorações de seu aniversário de 80 anos.

Nesta segunda edição, o jornalista Emmanuel Montenegro, neto do autor, falecido em 1995, assina o prefácio, “preservando o texto e imagens originais da primeira edição”, ele diz. A obra ganhou acréscimo de parte do acervo iconográfico da família, incluindo fotos, documentos e crônicas a respeito de Sabino, querido e respeitado por toda a comunidade iguatuense. O jornalista explica a motivação no trabalho de reedição do livro: “Queria manter viva a memória do meu avô, o seu legado para familiares, amigos, e a quem nunca o conheceu, mas poderia conversar com ele de igual para igual, se um dia o encontrasse. Era um intelectual, interessado na cultura, na história, na preservação da memória. Um homem simples, acima de tudo. O livro é também um registro histórico do Iguatu. Utilizei nas pesquisas para o Tramas de Calçada, meu primeiro livro, que traz o meu olhar sobre a história de Iguatu, contada com a ajuda da população, nas calçadas. De certa forma, o Tramas é uma continuação do livro do meu avô, pois traz histórias de uma época que ele não conheceu”.

Emmanuel é autor da biografia do médico Raimundo Vieira, varzealegrense também radicado em Iguatu e falecido em 2018. “Foi um presente do neto Eduardo para o avô: um livro com sua história de vida e trajetória profissional. Tive a oportunidade de conhecer o seu Raimundo, seus filhos, netos, genro, cunhadas, a dona Francisca, sua esposa, que se tornou uma amiga querida. Na verdade, eu que ganhei um presente”, fala Montenegro, que além de escrever, atua como produtor editorial na Edições BPM, selo editorial voltado para livros biográficos e de memórias que fundou em 2014, na ocasião do lançamento do Tramas de Calçada. “Escrevemos biografias, livros de memórias e institucionais, atuando ainda em todas as etapas do processo de produção de um livro: edição, revisão, diagramação até a publicação”, ele explica.
O perfil biográfico do seu Teté, “o rei do algodão” em Iguatu na década de 1970, entregue aos convidados como lembrança na festa de seu aniversário de 88 anos, foi produzido pela Edições BPM e escrito pelo jornalista. “Seu Teté é pai do meu padrasto, Pivete, e cresci em volta da família dele. Foi um dia muito feliz para todos nós reunidos na comemoração no buffet na Penha.” Emmanuel destaca a importância de fazer esse registro da história familiar. “Todos nós temos uma história para contar. E cada um de nós é herói da própria jornada. As gerações vindouras agradecem.”
A obra “Reminiscências e Perspectivas” está disponível sob encomenda. Os interessados em adquirir o livro, devem entrar em contato no telefone/WhatAapp: (85) 99610.9329.
Serviço:
Edições BPM – escritas da vida
www.edicoesbpm.com.br
-
Noticias2 semanas atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias2 semanas atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Iguatu2 semanas atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Ceará7 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
CeLelebridades6 dias atrásCOLUNA: CeLELEbridades
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat

