Ceará
Governo do Ceará vai abrir concursos para 12 mil vagas na área de saúde
O secretário da saúde do Ceará, Dr. Cabeto informou, que a Fundação de Saúde do Ceará (Funsaúde) deverá viabilizar, por meio de concurso público, a abertura de cerca de 12 mil vagas para saúde. O secretário concedeu entrevista ao Bom Dia Ceará, da TV Verdes Mares, na manhã desta terça-feira (4).
De acordo com Cabeto, as primeiras unidades que vão receber novos profissionais são os hospitais Geral de Fortaleza (HGF) e de Messejana. “O governador sancionou o decreto que instaura a fundação nessa última semana e, a partir de agosto, devemos iniciar os processos de concursos de dois hospitais da rede. Estou falando do Hospital de Messejana e do Hospital Geral”
Até o fim do ano deve acontecer concurso para as outras unidades de saúde, segundo secretário. “Isso [a Fundação] deve levar à abertura de aproximadamente 12 mil vagas de concursos para profissionais de saúde para todas as áreas. Isso consideramos muito importante. Faz parte da estratégia de reduzir a precarização de trabalho e a valorização do trabalho da saúde no estado do Ceará”, disse.
De acordo com o titular da Sesa, houve parceria com o instituto de gestão do Hospital Albert Einstein para redimensionar todas as unidades de saúde cearenses e avaliar a proporção do concurso público.
“Estamos fazendo o que a gente chama de redimensionamento das unidades. Para que a gente possa abrir o concurso com o número de vagas adequados. Isso em parceria com o Instituto Einstein de gestão. Duas de nossas unidades já terminaram esse redimensionamento. No caso, o HGF e os Hospital de Messejana. Portanto, devem ser os primeiros concursos. Mas, até o ano que vem isso deve acontecer em todas as unidades. E ao final do ano que vem para a unidade do novo Hospital Universitário. O que é o novo César Cals. Que deve ir lá para o Itaperi. Vai ser um hospital de 660 leitos. É o primeiro Hospital Universitário do Estado do Ceará”, afirmou.
Fundação Regional de Saúde
Lançada no último dia 24, a Funsaúde deverá desenvolver ações de serviços de saúde do Estado. Sob a coordenação geral da Secretaria da Saúde (Sesa), autoridade regulatória da qualidade de Saúde do Estado, a Fundação Regional de Saúde terá como função apoiar os municípios na execução dos seus serviços regionais de saúde e a Comissão Intergestores Regional em sua governança interfederativa regional, uma vez que as regiões de saúde não possuem personalidade jurídica.
Para isso, contará com unidades descentralizadas – as agências regionais de saúde – nas regiões de saúde do estado, para apoiar as atividades técnico-administrativas necessárias à boa atuação da região para garantia de serviços à população, com o apoio da Sesa como autoridade regulatória.
Fonte: G1 CE
-
Iguatu1 semana atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias1 semana atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará5 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat
-
Noticias1 semana atrásFortaleza divulga programação completa do Réveillon 2026 com celebrações em três polos da cidade

