É comum durante o período de Carnaval os atletas amadores de Iguatu realizarem jogo festivo. Esses atletas se vestem de mulheres para jogar futebol. Nesta terça, 17, no campo Malaquião, no Distrito de Suassurana, os atletas comemoraram com o jogo festivo em que uma das equipes se vestiu de mulher para entrar em campo.

Suassurana é conhecida como terra de cabra macho, apelidada de Macacos, como os antigos cangaceiros chamavam os policiais. Há uma versão de que um senhor que morava muito depois do vilarejo criava em suas terras vários macacos.

Era tradição os homens de Suassurana andarem armados e os mesmos pronunciavam sempre: “eu sou é homem”. O machismo imperava. Ao ver os atletas entrando em campo vestidos de mulher, e sem querer dar uma de TV globo com os personagens gays, vi como um avanço no que se refere ao machismo e ao mesmo tempo o respeito, diminuição do preconceito com os gays.  

Na oportunidade do jogo Adeilton Gomes fez sua despedida, após ter ficado a frente da equipe por 12 anos. Gomes saiu ao término da primeira etapa do jogo aplaudido pelos atletas e ficou emocionado. O jogo ocorreu em clima de disputa apesar de festivo, pois ninguém queria perder.