Iguatu
Aberta em solenidade especial a VII Semana de Direito da URCA – Campus Iguatu
Na noite desta segunda-feira, dia 21/11, no Auditório do Campus Multi-Institucional Humberto Teixeira, aconteceu a Abertura da VII Semana de Direito do Campus Iguatu da URCA.
O evento que tem como tema DIREITO PARA QUÊ?, tem abordagem política e reflete a descrença no Poder Judiciário com enfoque no atual cenário político brasileiro, especialmente no que tange ao Direito Constitucional e suas diversas ramificações referentes à estrutura política do país.
A Solenidade de Abertura contou com a presença do Diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados – CESA, Prof. João Luiz do Nascimento Mota, do Diretor Geral da Unidade, Prof. José Ivo Ferreira de Souza, da Coordenadora do Curso de Direito, Prof. Elizabeth Rodrigues, do Coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas, Prof. Helmo Meneses, do Representante Institucional do Centro Acadêmico, o Discente Filipe Costa e da Representante do Corpo de Discente, Valdízia Lima.
O Diretor Geral da Unidade, Prof. Ivo Ferreira, foi o primeiro a fazer uso da palavra, ressaltando a importância da Semana do Direito para os debates que a sociedade brasileira está sendo convocada a realizar na perspectiva da defesa da democracia em um cenário adverso na política brasileira em que se observa a negação de direitos, a criminalização dos movimentos sociais e a judicialização da política.
O Professor João Luiz do Nascimento Mota representou o Reitor da URCA, Professor Patricio Melo, e trouxe ao evento a perspectiva acadêmica, falando da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
A Professora Elizabeth Rodrigues, Coordenadora do Curso, ressaltou a importância do evento para o crescimento do Curso e agradeceu ao Colegiado de professores e alunos o envolvimento para a organização do evento.
O Dr. Marco Antônio Sobreira, Presidente da Subseção da OAB, ressaltou a importância do curso de Direito para a advocacia na região Centro-Sul, anunciando a doação de 500 livros pela OAB para o Curso de Direito.
Filipe Costa, Representante do Centro Acadêmico, agradeceu o envolvimento dos alunos na organização do evento, já considerado o maior realizado pela Unidade.
O Coordenador do Núcleo de Prática Jurídica, Prof. Helmo Robério ressaltou na ocasião o crescimento da Universidade e do Curso de Direito em atividades de pesquisa e extensão.
Valdízia Lima, agradeceu a honra de representar todo o alunado do Curso, agradecendo ao Centro Acadêmico pela realização do evento.
Momento de muita emoção na noite foi a homenagem feita ao Reitor, in memorian, da URCA, Plácido Cidade Nuvens.
Por solicitação do Centro Acadêmico, foi denominada a VII SEMANA DE DIREITO DE SEMANA PLÁCIDO CIDADE NUVENS, através de Portaria conjunta da Reitoria e da Direção da Unidade.
Prof. Ivo Ferreira ressaltou a biografia de Plácido, destacando a sua contribuição quando Reitor para a conquista da Gratuidade dos Cursos do Campus Iguatu e a sua postura política para viabilizar as condições para a construção do Campus Multi-Institucional.
Por essa razão a Unidade, através da Direção, Centro Acadêmico, Professores e Alunos encaminham nesta Semana de Direito Moção de Solicitação para o Secretário Inácio Arruda para denominar o Auditório do Campus Multi-Institucional Humberto Teixeira, de Auditório Placido Cidade Nuvens.
A Semana continua com Palestras, Mini-Cursos e Apresentação de Trabalhos Científicos.
Fonte: Diretoria Geral da Unidade Descentralizada da URCA – Iguatu
-
Iguatu1 semana atrásDeputado Marcos Sobreira vota contra emenda para tratamento oncológico em Iguatu e decisão gera forte reação
-
Brasil1 semana atrásTrabalhadores processam Volkswagen por regime análogo à escravidão; Ministério aponta incentivos da ditadura
-
Iguatu2 semanas atrásIGUATU – PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO É DEMITIDO APÓS CONDENAÇÃO POR FALSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS
-
Iguatu1 semana atrásEnquanto o Governo do Ceará amplia o Sinalize, Iguatu arrecada milhões em IPVA e mantém ruas esburacadas
-
Ceará1 semana atrás‘Até que a morte os separe’: em 80% dos feminicídios o autor é o companheiro ou ex da vítima
-
Ceará1 semana atrásPesquisa do Instituto Paraná Pesquisas aponta Eunício Oliveira na liderança para o Senado no Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça proíbe rádio de Iguatu (CE) de tocar músicas e cobra R$ 971 mil em ação por não pagamento de direitos autorais
-
Brasil1 semana atrásVITÓRIA CONTRA O MARCO TEMPORAL: STF forma maioria e derruba tese que restringe direitos indígenas

