Iguatu
Açude na zona rural de Iguatu apresenta erosões e moradores temem por arrombamento
Moradores do sítio Aceno, na zona rural de Iguatu, no Centro-Sul cearense, denunciam problemas no açude da localidade. O reservatório que está com bom aporte hídrico e corre risco de arrombar por causa de problemas no sangradouro. Construído há cerca de 4 anos, o reservatório é a principal fonte de abastecimento para a comunidade.
O açude do Aceno, nos últimos dias, recebeu um bom aporte hídrico das chuvas. O reservatório está bastante cheio, prestes a transbordar, mas o manancial apresenta problemas em sua estrutura. Na parede há erosões e rachaduras. Além disso, o vertedouro foi construído mais elevado do que o nível da cota de sangria.
Cerca de trinta e duas famílias moram no aceno, sendo que oito casas, além da igreja estão abaixo da parede do açude.
Antônio Bandeira, presidente da Associação Comunitária do sítio Aceno, observou que se a parede for embora vai atingir mais de 20 famílias. “Dezenas de famílias dependem dessa água para o abastecimento. Isso aqui é um sonho, um bem que tanto precisamos”, disse.
O açude era um sonho antigo dos moradores por causa das dificuldades decorrentes dos anos de estiagem. As famílias agora temem que ele seja destruído por conta das erosões.
A situação preocupa quem mora abaixo da parede do açude, que temem o rompimento do reservatório. O açude ainda está para ser concluído e já passou pelo menos por três reformas nos últimos dois anos.
Erinaldo Cândido, ex-presidente da associação comunitária do sítio Aceno, reafirmou que o açude foi um sonho conquistado, mas devido os problemas tornou-se um temor para a população. “O sangradouro é alto e não despacha a água, a obra não terminou, e deviam ter feito uma coisa mais correta e dois engenheiros que vieram aqui disseram que há risco sim”, frisou.
Maria Carvalho da Silva, agricultora, disse estar com temor. “Não durmo, tenho três filhos, estou com medo e espero que esse problema seja resolvido”, disse. “Há risco de vida para nós e se ele for embora ficaremos sem água. Não tem tempo de correr e de rezar, se ele for embora a gente vai junto”.
Uma máquina da Prefeitura de Iguatu na manhã desta segunda-feira executou serviços no sangradouro para amenizar o risco de rompimento na parede.
Alisson Barreto, secretário adjunto de Agricultura e Pecuária de Iguatu, disse que a Prefeitura está dando suporte aos reservatórios públicos e comunitários. “Aqui no Aceno estamos ampliando o sangradouro, reforçando a parede”, pontuou. “Por causa das fortes chuvas, os moradores ficaram preocupados e trabalhamos para evitar um dano”.
Fonte: Diário Centro Sul
-
Iguatu1 semana atrásDeputado Marcos Sobreira vota contra emenda para tratamento oncológico em Iguatu e decisão gera forte reação
-
Brasil1 semana atrásTrabalhadores processam Volkswagen por regime análogo à escravidão; Ministério aponta incentivos da ditadura
-
Iguatu2 semanas atrásIGUATU – PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO É DEMITIDO APÓS CONDENAÇÃO POR FALSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS
-
Iguatu1 semana atrásEnquanto o Governo do Ceará amplia o Sinalize, Iguatu arrecada milhões em IPVA e mantém ruas esburacadas
-
Ceará1 semana atrás‘Até que a morte os separe’: em 80% dos feminicídios o autor é o companheiro ou ex da vítima
-
Ceará1 semana atrásPesquisa do Instituto Paraná Pesquisas aponta Eunício Oliveira na liderança para o Senado no Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça proíbe rádio de Iguatu (CE) de tocar músicas e cobra R$ 971 mil em ação por não pagamento de direitos autorais
-
Brasil1 semana atrásVITÓRIA CONTRA O MARCO TEMPORAL: STF forma maioria e derruba tese que restringe direitos indígenas

