O ex-prefeito de Iguatu, Aderilo Alcântara, voltou a ocupar o cargo de secretário executivo da Secretaria de Recursos Hídricos do Estado (SRH). A posse foi dada pelo titular da pasta, Francisco Teixeira, e contou com as presenças do secretário adjunto da SRH, Ramon Flávio, do deputado estadual Agenor Neto, e do vereador Edson Adriano.

Alcântara assume pela segunda vez o cargo. Antes havia sido indicado pelo governador do Estado, Camilo Santana, em 2017, e ficou até o final de 2018. Ao longo de 2019, aguardou a renomeação, que saiu agora em janeiro. “Agora retornando em 2020, vamos dar sequência aos projetos importantes que tivemos oportunidade de implantar”.

O secretário executivo da SRH referia-se ao projeto Quantiqualitativo da avaliação das bacias do hidrográficas de Iguatu, que é exatamente para saber a quantidade e qualidade da água na regiãoO estudo é feito em cinco municípios: Iguatu, Quixelô, Jucás, Icó e Orós.

Outro projeto que Alcântara quer retomar é o do Cílios do Jaguaribe, que é desenvolvido com Secretaria do Meio Ambiente do governo do Estado, SRH, Instituto Rio Jaguaribe e o IFCE de Iguatu. Prevê uma reposição florestal nas matas ciliares do Rio Jaguaribe, em parceria com a CHESF, e das nascentes, com apoio da Cogerh.

Poços 

Aderilo Alcântara ressaltou outros projetos que serão postos em andamento e estudos voltados para melhoria dos recursos hídricos da região, como a perfuração de poços profundos e barragens subterrâneas para atender comunidades rurais do interior cearense.

Fonte: Diário do Nordeste