O diretor de Operações para o Interior da Cagece, Hélder Cortez, disse que a água do açude Trussu, localizado no distrito de Suassurana, em Iguatu, ficará exclusivamente para o abastecimento da cidade de Acopiara. Já existe uma adutora que transfere o recurso hídrico do Trussu para a Estação de Tratamento de Água (ETA) da Cagece, em Acopiara.

O açude Trussu acumula apenas 2,5% de sua capacidade, pois vem perdendo volume desde 2012. São oito anos seguidos sem recarga significativa.

“A partir da instalação dos poços do aquífero Julião e da bacia do Rio Jaguaribe, em Iguatu, à Estação de Tratamento de Água (ETA) (no bairro Cocobó), a ideia é deixar o Trussu exclusivamente para Acopiara. Dessa forma, dará para abastecer a cidade ao longo do próximo ano. O Trussu ainda tem muita água”, observou Cortez.

Açude Trussu em Iguatu.

O SAAE de Iguatu já construiu um reservatório para receber água dos poços do Julião e transferir por meio da adutora do Trussu para a ETA no Cocobó. “Estamos esperando a interligação do sistema elétrico por meio da Enel”, frisou o prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor.

Já a nova adutora que interliga poços na bacia do Rio Jaguaribe em Iguatu até a Eta do Cocobó está em fase de conclusão.

Fonte: Diário Centro Sul

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário
Por favor digite seu nome