O álcool em gel 70% tem sido um dos produtos mais buscados no Brasil em virtude da pandemia do novo coronavírus. Com o produto em falta nas prateleiras de farmácias, mercados e lojas especializadas, acendeu-se uma luz amarela nos hospitais. Preocupados com este cenário, professor e alunos do Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Boa Viagem, está produzindo álcool em forma líquida e, nos próximos dias, também na versão em gel.

Através do curso de Licenciatura em Química, o campus produziu, em parceria com a prefeitura de Boa Viagem, cerca de 70 litros de álcool 70%, usado na limpeza de superfícies e eficaz na eliminação do vírus causador da Covid-19. Mais insumos foram viabilizados e a expectativa, agora é produzir 50 quilos de álcool em gel já na semana que vem.

O trabalho é realizado por alunos do curso de Química, de forma voluntária, com a coordenação do professor Felipe Domingos de Sousa. A ação se tornou um projeto de pesquisa e extensão do campus, e a meta agora é contribuir com outros municípios.

“Já tínhamos o conhecimento. A equipe do curso já deu oficinas de como produzir o álcool anteriormente. O que fizemos foi reunir o grupo novamente para contribuir. A prefeitura forneceu os insumos”, destacou João Paulo Arcelino do Rego, diretor-geral do campus do IFCE em Boa Viagem.

A produção será doada para unidades de saúde do Município.

Fonte: Diário do Nordeste