Policial
Apesar de cerco das Forças Armadas, tráfico resiste na Rocinha
“Depois que escurece, o tráfico toma conta”. A afirmação foi feita por uma moradora da Rocinha nesta terça-feira, quatro dias após a chegada de 950 homens das Forças Armadas à comunidade. E, segundo um comerciante, bocas de fumo voltaram a funcionar numa área que vai “da Curva do S até a Vila Verde”. Esses relatos indicam que o crime organizado ainda dá as cartas em boa parte da maior favela do país. Indícios que são reforçados pela quantidade de informações passadas ao Disque-Denúncia (2253-1177): foram 317 desde a manhã de sábado. A maioria dá referências para a localização de bandidos e armamentos. Além disso, devido a apreensões de dezenas de bombas de fabricação caseira, a polícia suspeita que criminosos vêm produzindo explosivos em larga escala na região.
Nesta terça-feira pela manhã, um helicóptero das Forças Armadas sobrevoou a Rocinha e despejou milhares de panfletos com um apelo para a população ajudar o estado a encontrar criminosos foragidos. A Justiça já expediu 59 mandados de prisão para suspeitos de envolvimento na guerra do tráfico da comunidade, que começou no dia 17. O mais procurado é Rogério Avelino da Silva, o Rogério 157, acusado de comandar uma das duas quadrilhas que disputam pontos de venda de drogas na favela. O Disque-Denúncia oferece uma recompensa de R$ 50 mil por uma pista que leve à sua captura. De acordo com a polícia, o bando rival é comandando por Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem, que está no presídio federal de Porto Velho, em Rondônia.
Apesar de receber muitos telefonemas – foram 128 nos últimos dois dias -, o Disque-Denúncia ainda não registrou uma ligação que justificasse o pagamento da recompensa. A polícia fez uma operação ontem no Complexo do Alemão, já que tinha a informação de que Rogério 157 foi visto nas comunidades de Nova Brasília e Vila Cruzeiro, no domingo. Também surgiram relatos de que o traficante buscou refúgio no Morro do Vidigal, em São Conrado, que é separado da Rocinha por uma mata. E investigadores estão convencidos de que vários integrantes de sua quadrilha foram para as favelas do Turano e do Salgueiro, na Tijuca.
Questionada sobre o paradeiro de Rogério 157, a Secretaria de Segurança informou, ontem à tarde, que não comentaria o assunto. Mais cedo, o titular da pasta, Roberto Sá, disse que “um ou outro” integrante da quadrilha do traficante fugiu pela mata. Ele também afirmou que entende o receio de moradores da Rocinha, mas destacou que o clima na comunidade melhorou bastante.
– É lógico que temos que buscar o tempo todo mais tranquilidade, a ponto da comunidade da Rocinha voltar à sua normalidade. A operação como está concebida tem proporcionado à população esse direito de ir e vir – disse Sá.
Policiais já apreenderam 25 granadas de fabricação caseira na Rocinha, e a sofisticação dos explosivos chamou a atenção do Esquadrão Antibombas da Coordenadoria do Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil. Feitas com trituradores de ervas (esferas metálicas vendidas em tabacarias), bolas de sinuca e pólvora, elas são muito semelhantes a artefatos militares. Para investigadores, é provável que traficantes da favela tenham recrutado um especialista para produzi-las.
– Não há dúvida de que os bandidos da Rocinha estão contando com pessoas que têm conhecimento técnico para fazer essas granadas – afirmou o inspetor Marcelo Corrêa, chefe do Esquadrão Antibombas da Core.
Ainda de acordo com o policial, apesar de não serem produzidas com o mesmo material dos explosivos militares, as granadas artesanais encontradas na Rocinha são capazes de causar grandes danos e provocar mortes.
Fonte : MSN/NOTÍCIAS
-
Iguatu4 dias atrás
Iguatu registra tentativa de homicídio e efetua prisões por posse ilegal de arma de fogo
-
Iguatu4 dias atrás
Iguatu – Confira as principais notícias da área policial no programa Mais Notícias de hoje, 05 Dezembro 2024
-
Iguatu5 dias atrás
Iguatu – Confira as principais notícias da área policial no programa Mais Notícias de hoje, 04 Dezembro 2024
-
Videos5 horas atrás
Balaio de Gatos: AIJE questiona a lisura das eleições municipais de Iguatu em 2024
-
Videos3 dias atrás
Balaio de Gatos: Prefeitura não paga salários! Chega de silêncio e de desculpas políticas! É hora de ATITUDE!
-
Videos4 dias atrás
Balaio de Gatos: Suposta obra do SAAE para condomínio de luxo causa falta d’água em bairros de Iguatu
-
Videos5 dias atrás
Balaio de Gatos: Prefeitos eleitos contestam eleição antecipada do Consórcio de Saúde de Iguatu
-
Iguatu8 horas atrás
Eleitos de Cedro, Iguatu e Quixelô são diplomados em cerimônia