Ceará
Aplicativo de celular ajudará polícia a identificar crimes no Ceará
A utilização de ferramenta colaborativa para tornar mais ágil e eficaz o trabalho da polícia. Para cumprir esse objetivo, o Governo do Ceará lançou nesta quinta-feira (28) o aplicativo 190, voltado para smartphones. A novidade abrirá nova porta de acesso do cidadão aos serviços de socorro da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O lançamento da tecnologia ocorreu no Palácio da Abolição, em cerimônia presidida pelo governador Camilo Santana, e com as presenças do titular da SSPDS, André Costa, do vice-prefeito de Fortaleza, Moroni Torgan, dentre outras autoridades políticas e de Segurança do Estado.
Iniciativa que integra o Pacto por um Ceará Pacífico, o APP 190 funcionará para o registro virtual de ocorrências de roubo e lesão através do celular. O usuário precisa, para acessar ao serviço, ter um aparelho móvel com os sistemas operacionais Android (fazer o download em Google Play) ou IOS (APP Store), com tecnologias 3G, Wi-Fi e GPS, além de aceitar as políticas de privacidade e de segurança da informação.
As ocorrências que poderão ser registradas via APP 190 são aquelas mais recorrentes em ligações para o número de telefone 190: lesão à bala, à faca e a outros; roubo à pessoa, a veículo, a estabelecimento comercial e à residência; disparo de arma de fogo e incêndio à residência, à vegetação e em prédio comercial.
Comodidade e credibilidade
Camilo Santana destaca que o APP 190 amplia a acessibilidade aos serviços de segurança com uma ferramenta rápida e sem burocracia. O governador também expõe que a tecnologia trará mais credibilidade e convicção da Ciops com relação às solicitações feitas pelos usuários.
“Se o fato ocorrer naquele momento, a pessoa pode fazer o registro do cidadão, do veículo, pode gravar, bater uma foto e enviar pelo aplicativo. Imediatamente, ao receber a solicitação, a Ciops já encaminha para a viatura mais próxima ao local onde o fato ocorreu. E o mais importante: a tecnologia evita o trote. São quase 2,5 milhões de trotes para a polícia no Ceará. O dispositivo identifica quem enviou a denúncia do ato criminoso, então a polícia terá mais conhecimento sobre quem procurar em caso de que se confirme uma possível informação falsa”, detalha Camilo.
Todo usuário deverá, ao utilizar pela primeira vez o aplicativo, realizar um cadastro prévio com os dados necessários para abrir uma ocorrência.
Engajamento
Nas redes sociais, vídeos que apontam fatos criminosos ganham muitos compartilhamentos e repercutem para o conhecimento de milhares de pessoas. Com o aplicativo 190, o Governo do Ceará espera que a Segurança Pública do Estado se torne o principal destino destes vídeos e imagens que denunciem os fatos que envolvam violência. O secretário da SSPDS, André Costa, afirma que a população brasileira poderá andar aliada à tecnologia para diminuição dos índices de criminalidade nos municípios cearenses.
“A ocorrência pode ser gerada pela própria vítima ou por terceiro. É importante que a população participe. Presenciando um fato criminoso, você pode ali registrar uma foto, uma filmagem. Vira e mexe, a gente vê alguém postar nas redes sociais algum flagrante de crime. Esperamos que esse cidadão, ao fazer essa foto ou filmagem, possa criar o hábito de enviar para o 190. Certamente isso vai nos dar um retorno satisfatório”, diz.
Desenvolvimento
Secretário-chefe do Gabinete da vice-governadora do Ceará, Fernando Oliveira explica que o APP 190 surgiu a partir de reuniões estratégicas entre Vice-Governadoria e SSPDS, guiadas pela busca de novas formas da população contribuir para a Segurança Pública na identificação de delitos. “Há cerca de um ano, foi surgindo essa ideia do 190 eletrônico. A concepção foi amadurecida em conversas entre as duas pastas do Governo do Ceará, até chegarmos a essa ferramenta, que trará maior rapidez e a diminuição de incidência de trotes”.
Responsável por comandar a execução do projeto, o líder de Tecnologia da Informação (TI) da Vice-Governadoria, Catulo Hansen, reforça que o aplicativo foi todo arquitetado para facilitar o caráter colaborativo, pelo qual o cidadão poderá enviar sem complicações as evidências para a polícia ter ação mais rápida e com mais detalhes do caso.
“Importante destacar que usamos metodologias rápidas, ferramentas open source, e tivemos mão de obra interna. Não foi contratada uma empresa por fora, foi uma equipe do próprio governo que desenvolveu o aplicativo”, ressalta Hansen.
Como usar o APP 190 CEARÁ
-
Iguatu5 dias atrás
Iguatu – Confira as principais notícias da área policial no programa Mais Notícias de hoje, 20 Janeiro 2025
-
Videos1 dia atrás
Balaio de Gatos – edição 23/01/25
-
Videos3 dias atrás
Balaio de Gatos – edição 21/01/25
-
Videos4 dias atrás
Balaio de Gatos – edição 20/01/25
-
Videos3 dias atrás
Servidores voltam a ocupar ruas de Iguatu
-
Videos1 dia atrás
Acidente deixa mulher ferida, na Avenida Perimetral, na tarde de terça-feira, 21
-
Videos1 dia atrás
Rota Fácil vem fazendo ganhadores em Iguatu, e gerando oportunidades
-
Videos4 dias atrás
CCI oferta vagas nos cursos de Inglês e Espanhol para novo público de Iguatu e região – parte 2