Política
Após 20 anos de tentativas, suplente de vereador toma posse em Juazeiro com 253 votos

Após 20 anos na suplência e sem nunca ter assumido o cargo, o comerciante Cícero Alberto Ribeiro Silva, conhecido como Testinha (PTB), tomou posse na quinta-feira (28) como vereador na Câmara Municipal de Juazeiro do Norte.
Ele obteve apenas 0,9% dos votos válidos do município, somando 253 votos nas Eleições 2020.
A posse de Testinha ocorre em um contexto em que três parlamentares do PTB foram afastados ou tiveram mandato cassado entre novembro de 2021 e abril de 2022, sob suspeitas de crimes contra a administração pública e abuso de poder político.
No discurso de posse, o vereador lamentou as circunstâncias em que, após duas décadas, conseguiu se tornar um membro no Parlamento de Juazeiro do Norte. Ele foi eleito na base de apoio do ex-prefeito Arnon Bezerra, à época pelo PTB e agora filiado ao PDT.
“Eu poderia estar bem mais feliz agora, se eu estivesse entrado naquela porta e assumido a cadeira aqui com o voto direto, honesto, e não em um momento desse”, afirmou o parlamentar.
Na terceira suplência do PTB, Testinha assumiu o lugar na bancada após o vereador Márcio Joias ter sido afastado por 180 dias do cargo no último dia 20, suspeito de integrar um grupo que fraudava licitações no município.
“O vereador afastado é meu amigo há mais de 20 anos. Conheço muito ele, mas eu não tenho culpa do que está acontecendo”, destacou o recém-empossado.
Em novembro do ano passado, o presidente Darlan Lobo, então filiado ao PTB, e o vice-presidente Capitão Vieira (PTB) foram afastados do cargo por suspeita de envolvimento no jogo do bicho. Ambos negam participação.
No mesmo contexto, o suplente Romão França (PTB) assumiu uma vaga na Câmara. Ele permanecia na suplância desde 2004.
20 ANOS DE TENTATIVAS
A expectativa era de que Testinha iniciasse o mandato após cerimônia de posse durante uma sessão ordinária. Sem quórum suficiente para abertura dos trabalhos ordinários, a solenidade ocorreu da mesma forma.
A tentativa do professor de integrar a Casa Legislativa começou ainda no ano 2000, quando se candidatou a vereador pela primeira vez e angariou 477 votos. Testinha foi candidato também em 2008, 2012, 2016, e em 2020 ficou na 3ª suplência com 253 votos.
Ainda no discurso de posse, ele destacou como prioridade atuar para revitalização do Horto, bairro em que nasceu e no qual está localizada a estátua do Padre Cícero.
“Para disputar seis eleições é preciso muita coragem. Eu achava que estava tudo perdido, e não estava”, finalizou.
Fonte: Diário do Nordeste
-
Videos2 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 18/03/2025 – Servidores reclamam que o ponto eletrônico que só vale pra alguns
-
Videos3 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 17/03/2025 – Mercado público de Iguatu: o horror em vídeo e um problema antigo não resolvido!
-
Videos6 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 14/03/2025 – Escândalo do desvio da emenda da APAE pode aparecer no Fantástico
-
Videos2 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 18/03/2025
-
Videos8 horas atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 20/03/2025
-
Videos3 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 17/03/2025
-
Videos6 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 14/03/2025
-
Videos3 dias atrás
AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 17/03/2025